CORONAVÍRUS (COVID-19)

Área destinada para deixarmos registradas as nossas opiniões sobre tudo o que circunda a Economia, a Política e os Temas Sociais, do Brasil e do Mundo.
Zdenek
Júnior
Júnior

Re: CORONAVÍRUS (COVID-19)

Mensagem por Zdenek » 15 Mai 2020, 11:49

Gu1 CRVG escreveu:
15 Mai 2020, 10:13
Zdenek escreveu:
15 Mai 2020, 05:37
Em relação aos estudos.

2 grandes, um publicado no JAMA e outro na NEJM não acharam influencia de HCQ isolada, HCQ + AZT no desfecho mortalidade/hospitalização. O da NEJM, mostra ainda uma mortalidade maior nos grupos que fizeram o protocolo. São estudos retrospectivos. Mas já deixam a lição de que não dá para se tomar decisões em saúde pública baseado em estudos com n reduzido e de qualidade metodológica ruim, em especial o do Raoult e muito menos por gesto político. Ainda se precisa de mais estudo, mesmo com esses dois grandes com resultados nada animadores

Um outro estudo, publicado no JAMA, não achou correlação entre vacinação com BCG e menor gravidade da doença.

Um estudo da Lancet analisou a combinação de beta-interferona, lopinavir-ritonavir e ribavirin em pacientes hospitalizados. Tem alguns pontos bons, é multi-cêntrico e randomizado. O grupo que recebeu a intervenção teve um tempo de recuperação menor que o que não recebeu. A limitação foi o n pequeno.
Irmão,

Tava só esperando você comentar aqui nesse tópico, as informações estão muito emboladas na mídia referente a estudos. Queria saber de um profissional como andam as coisas, muito obrigado por compartilhar os estudos conosco, é de muita grande ajuda.

Saúde pra ti.

SV
Tranquilo.

Ando meio ocupado e tava meio puto com algumas coisas que vem ocorrendo.

Sempre que puder, vou colocando aqui o que sair de estudo...
"Eu quero ser lembrado como alguém cuja vida foi útil à humanidade" - Thomas Sankara

Paulo_Vasco
Júnior
Júnior

Mensagem por Paulo_Vasco » 15 Mai 2020, 14:48

https://www.thelancet.com/journals/lanc ... X/fulltext

An outbreak of severe Kawasaki-like disease at the Italian epicentre of the SARS-CoV-2 epidemic: an observational cohort study

E o Gado afirmando que era só uma gripezinha/resfriadinho e que a única preocupação seria com os idosos...

Ainda não conhecemos todas as consequências de ser infetado com o vírus e nem as mazelas que permanecem em todos os casos (ainda que aparentemente a maioria das pessoas não necessite de internamento e não desenvolva um quadro grave).

Zdenek
Júnior
Júnior

Mensagem por Zdenek » 15 Mai 2020, 18:41

https://www.bmj.com/content/369/bmj.m1849

Mais um estudo questionando HCQ no TTO.

Estudo controlado, aleatorizado. Tem falhas, como todo estudo nesse tempo de guerra, o principal é que não houve aplicação de placebo e não teve mascaramento das drogas, ou seja, o paciente sabia exatamente o que estava tomando.

Mais um estudo que não demonstra eficácia além do TTO usual. Os grupos pouco diferiram, a principal diferença é que o grupo da HCQ teve mais efeito colateral, em especial diarreia.

Terceiro publicado mais o pré-print da FioCruz de Manaus. Tem outros pré-print, mas enquanto não for revisado, não tem valor científico. Mas os 3 publicados foram na JAMA, na BMJ e na NEJM, que é basicamente a revista de maior relevância na área de saúde.

Infelizmente a ciência não vai vencer, porque no Brasil a decisão é política e eleitoreira.
"Eu quero ser lembrado como alguém cuja vida foi útil à humanidade" - Thomas Sankara

Zdenek
Júnior
Júnior

Mensagem por Zdenek » 15 Mai 2020, 19:15

https://experience.arcgis.com/experienc ... 68bd9e2cc4

Esse para quem ainda não viu é o mapa da Prefeitura de monitoramento da Covid-19 na cidade do Rio.

Aqui aparecem somente os casos notificados, então está abaixo de um valor real.

Mas o corte apresentado tem características interessantes.

A média de idade está em 48,1 anos.

Em número absoluto, a faixa etária de 30 a 39 está acima das demais. Isso pode ser explicado por vários fatores (Jovens tem mais sobrevida? Se expõem mais? O vírus está mais agressivo nessa população?)

Em número absolutos, Copacabana tem mais registro de casos e óbitos. Mas a Zona Oeste tem um panorama mais assustador. Campo Grande tem taxa de mortalidade de 21,5% em relação aos casos relatados. Bangu 24,4%. Realengo 23,2%.

Esses dados já seriam o suficiente para se iniciar uma discussão séria sobre a ineficácia de uma estratégia de isolamento vertical, claro, num país que levasse ciência a sério.

No painel nacional não tem essas informações. É algo fundamental.

vigo
Capitão
Capitão

Mensagem por vigo » 16 Mai 2020, 15:10

Zdenek escreveu:
15 Mai 2020, 18:41

Estudo controlado, aleatorizado. Tem falhas, como todo estudo nesse tempo de guerra, o principal é que não houve aplicação de placebo e não teve mascaramento das drogas, ou seja, o paciente sabia exatamente o que estava tomando.

Mais um estudo que não demonstra eficácia além do TTO usual. Os grupos pouco diferiram, a principal diferença é que o grupo da HCQ teve mais efeito colateral, em especial diarreia.

Terceiro publicado mais o pré-print da FioCruz de Manaus. Tem outros pré-print, mas enquanto não for revisado, não tem valor científico. Mas os 3 publicados foram na JAMA, na BMJ e na NEJM, que é basicamente a revista de maior relevância na área de saúde.

Infelizmente a ciência não vai vencer, porque no Brasil a decisão é política e eleitoreira.
parabéns pelo teu esforço em informar, meu caro Bono!
mas, a bovid-17 impede que uma boa parcela do povo enxergue.
creio que estes deveriam se voluntariar pra estudos com cloroquina...em supositório big, umas 5 doses por dia. :evilg:
pode não curar, ou ajudar com informação, mas vai que acalma ou satisfaz. :affs:

Zdenek
Júnior
Júnior

Mensagem por Zdenek » 16 Mai 2020, 17:19

vigo escreveu:
16 Mai 2020, 15:10
Zdenek escreveu:
15 Mai 2020, 18:41

parabéns pelo teu esforço em informar, meu caro Bono!
mas, a bovid-17 impede que uma boa parcela do povo enxergue.
creio que estes deveriam se voluntariar pra estudos com cloroquina...em supositório big, umas 5 doses por dia. :evilg:
pode não curar, ou ajudar com informação, mas vai que acalma ou satisfaz. :affs:
Valeu, meu caro.

É bem isso. Eu trago o que a ciência diz porque a ciência não liga para a opinião, sentimento ou gostos de ninguém. Ciência bem feita, obedece a um método. Traz o resultado desse método.

Maiores estudos ainda são necessários, principalmente porque CQ e HCQ não são água que quase não tem contra-indicação. Elas têm contra-indicação, e algumas severas. Elas têm efeitos colaterais e alguns graves, que podem inclusive matar. Arritmias são algumas das consequências. Azitromicina pode inclusive causar o mesmo tipo de arritmia que a HCQ.

Antes de um presidente da república, um ministro da economia (!!!!) e a porra duma fanática do ministério da mulher (!!!!!!!) ficarem dando pitaco e fazendo pressão para que a população se volte contra a classe da saúde (imagina um médico que diante de uma grave contra-indicação não prescreve a droga e o que vão fazer com ele), o ministério deveria, já que vai tomar decisão a revelia da ciência, montar algum protocolo. Como fazer com os contra-indicados? Cardiopatas? Renais crônicos? Hepatopatas? Hipertensos? Isso não foi falado. Pelo contrário, estão jogando para a galera, se baseando no CFM liberar o uso (na verdade o CFM respaldou juridicamente o médico que usar em casos graves, isto é, ele não poderia ser processado por ter usado. Quem libera substância é a ANVISA).

Eu tenha uma tia com lúpus que toma cloroquina. Ela teve que fazer exame cardiológico, oftalmológico, dentre vários outros para começar a tomar. Por que? Porque CQ pode dar arritmia, pode causar cegueira, surdez. Mesmo a droga sendo liberada para doenças reumatológicas e malária, não são todos os pacientes com essas doenças que podem usar.

Em tempos de normalidade, uma fala como a da Damares insinuando que quem quiser não tomar é que tem que comunicar e não o contrário, é criminosa. Isso vai gerar muito problema. Mas tudo bem, um hospital no Piauí esvaziou o CTI, o Roberto Kalil tomou e melhorou, meu tio tomou, o amigo do vizinho do meu colega de trabalho tomou e melhorou. Mas a menina de 17 anos aqui do Rio que tomou e morreu mesmo assim, é ocultada das evidências anedóticas. Em casos leves a pessoa pode tomar e melhorar porque já melhoraria sozinha, como alguns estudos têm demonstrado. Até o "estudo" (entre muitas aspas) da Prevent Senior, que era tão ridículo que eles na época eles colocaram no Dropbox, nem num medRxiv que é para onde vão os estudos em pré-print eles tiveram coragem de colocar, além de ter infringido norma ética, deixou essa dúvida na época. A diferença entre os grupos era muito pequena. Principalmente porque nem diagnosticar, diagnosticaram.

Não dá para se basear toda uma política pública baseado em evidência anedótica porque além de expor toda uma população à própria sorte, vai fazer faltar para quem precisa de fato. Minha tia mesmo, quem tem indicação, já tem tido dificuldade para achar. A Justiça já tem obrigado os estados a fornecer o medicamento em fases precoces aos pacientes. É o poste mijando no cachorro. Ai vá lá, o seu Zezé tem fibrilação atrial (um tipo de arritmia), decide passear na rua, pega covid, vai no postinho, pede o remédio ao médico, o médico se nega pelo histórico dele. Qual o próximo passo? Seu Zezé procurar a justiça forçando a dar o medicamento? Sendo forçado e seu Zezé morrendo, ele responde? O que era para ser uma decisão médico-paciente virou médico-paciente-presidente-justiça-ministro-ministra-apresentador de televisão e etc.

Já que ele gosta tanto do Trump (que já baixou a bola com a CQ e HCQ) e dos EUA, deveria ler o parecer da FDA, recomendando o uso apenas intra-hospitalar onde o paciente pode ser monitorado.

Torço para que dê certo. Tenho visto gente morrer, colega adoecer, colega com burnout. Mas vejo essa decisão temerária como mais um obstáculo.

Conde de Vidigueira
Júnior
Júnior

Mensagem por Conde de Vidigueira » 16 Mai 2020, 18:36

Zdenek escreveu:
16 Mai 2020, 17:19
Valeu, meu caro.

É bem isso. Eu trago o que a ciência diz porque a ciência não liga para a opinião, sentimento ou gostos de ninguém. Ciência bem feita, obedece a um método. Traz o resultado desse método.

Maiores estudos ainda são necessários, principalmente porque CQ e HCQ não são água que quase não tem contra-indicação. Elas têm contra-indicação, e algumas severas. Elas têm efeitos colaterais e alguns graves, que podem inclusive matar. Arritmias são algumas das consequências. Azitromicina pode inclusive causar o mesmo tipo de arritmia que a HCQ.

Antes de um presidente da república, um ministro da economia (!!!!) e a porra duma fanática do ministério da mulher (!!!!!!!) ficarem dando pitaco e fazendo pressão para que a população se volte contra a classe da saúde (imagina um médico que diante de uma grave contra-indicação não prescreve a droga e o que vão fazer com ele), o ministério deveria, já que vai tomar decisão a revelia da ciência, montar algum protocolo. Como fazer com os contra-indicados? Cardiopatas? Renais crônicos? Hepatopatas? Hipertensos? Isso não foi falado. Pelo contrário, estão jogando para a galera, se baseando no CFM liberar o uso (na verdade o CFM respaldou juridicamente o médico que usar em casos graves, isto é, ele não poderia ser processado por ter usado. Quem libera substância é a ANVISA).

Eu tenha uma tia com lúpus que toma cloroquina. Ela teve que fazer exame cardiológico, oftalmológico, dentre vários outros para começar a tomar. Por que? Porque CQ pode dar arritmia, pode causar cegueira, surdez. Mesmo a droga sendo liberada para doenças reumatológicas e malária, não são todos os pacientes com essas doenças que podem usar.
Em tempos de normalidade, uma fala como a da Damares insinuando que quem quiser não tomar é que tem que comunicar e não o contrário, é criminosa. Isso vai gerar muito problema. Mas tudo bem, um hospital no Piauí esvaziou o CTI, o Roberto Kalil tomou e melhorou, meu tio tomou, o amigo do vizinho do meu colega de trabalho tomou e melhorou. Mas a menina de 17 anos aqui do Rio que tomou e morreu mesmo assim, é ocultada das evidências anedóticas. Em casos leves a pessoa pode tomar e melhorar porque já melhoraria sozinha, como alguns estudos têm demonstrado. Até o "estudo" (entre muitas aspas) da Prevent Senior, que era tão ridículo que eles na época eles colocaram no Dropbox, nem num medRxiv que é para onde vão os estudos em pré-print eles tiveram coragem de colocar, além de ter infringido norma ética, deixou essa dúvida na época. A diferença entre os grupos era muito pequena. Principalmente porque nem diagnosticar, diagnosticaram.
Não dá para se basear toda uma política pública baseado em evidência anedótica porque além de expor toda uma população à própria sorte, vai fazer faltar para quem precisa de fato. Minha tia mesmo, quem tem indicação, já tem tido dificuldade para achar. A Justiça já tem obrigado os estados a fornecer o medicamento em fases precoces aos pacientes. É o poste mijando no cachorro. Ai vá lá, o seu Zezé tem fibrilação atrial (um tipo de arritmia), decide passear na rua, pega covid, vai no postinho, pede o remédio ao médico, o médico se nega pelo histórico dele. Qual o próximo passo? Seu Zezé procurar a justiça forçando a dar o medicamento? Sendo forçado e seu Zezé morrendo, ele responde? O que era para ser uma decisão médico-paciente virou médico-paciente-presidente-justiça-ministro-ministra-apresentador de televisão e etc.

Já que ele gosta tanto do Trump (que já baixou a bola com a CQ e HCQ) e dos EUA, deveria ler o parecer da FDA, recomendando o uso apenas intra-hospitalar onde o paciente pode ser monitorado.

Torço para que dê certo. Tenho visto gente morrer, colega adoecer, colega com burnout. Mas vejo essa decisão temerária como mais um obstáculo.
Acho que o pior não são nem as evidências anedóticas, o pior é que por detrás dela há o pressuposto de uma conspiração que está escondendo a verdade da população!

Se a cloroquina cura a doença, por que motivo as pessoas continuam morrendo no mundo todo? O cara tem que ser muito maluco para acreditar em qualquer explicação que eles possam inventar para essa pergunta. Quem insiste nesse papo da cloroquina não tá bem da cabeça.

Zdenek
Júnior
Júnior

Mensagem por Zdenek » 16 Mai 2020, 19:03

Conde de Vidigueira escreveu:
16 Mai 2020, 18:36
Zdenek escreveu:
16 Mai 2020, 17:19
Valeu, meu caro.

Acho que o pior não são nem as evidências anedóticas, o pior é que por detrás dela há o pressuposto de uma conspiração que está escondendo a verdade da população!

Se a cloroquina cura a doença, por que motivo as pessoas continuam morrendo no mundo todo? O cara tem que ser muito maluco para acreditar em qualquer explicação que eles possam inventar para essa pergunta. Quem insiste nesse papo da cloroquina não tá bem da cabeça.
Sim, tem isso.

Esse obscurantismo e negacionismo científico vai cobrar um preço alto lá na frente.

Mas tem outros aspectos também. A educação científica inexiste no Brasil. Se der um artigo na mão de um brasileiro, é capaz de ele não saber ler. E eu não falo do "povão". Na residência, vejo médicos que não fazem a menor ideia do que é científico ou não. Tenho colegas fisioterapeutas que se formaram sem ler um artigo (e se gabam disso). Mais importante que o resultado, é a metodologia. Todo artigo deve ter atenção especial a metodologia. Por exemplo, eu posso fazer um estudo da influência do detergente de maçã na cura da covid-19. Concluo que o clearance viral foi 100% em 5 dias. Mas na metodologia em digo que matei os pacientes todos, por isso o clearance de 100%. Esse estudo seria válido? Não. Primeiro porque no título falo em cura, na conclusão falo em clearance. Segundo que morte não é um desfecho desejável.

Outro ponto é o "minha opinião" e a crença. Isso acontece com população leiga e profissional. Desconstruir crença é difícil. Tem profissional que tendo acesso a várias plataformas de práticas baseadas em evidência, prefere insistir na própria crença. Imagina uma população leiga e que hoje se encontra idiotizada pelo discurso político como o do presidente. As pessoas estão aceitando tudo sem o menor senso crítico. Uma delas, por exemplo, foi o crime da Zambelli com os "caixões vazios" o que já levou a famílias a se contaminarem abrindo caixões.

O estudo do Raoult, que causou esse furdunço todo, tinha falhas absurdas, inclusive éticas e até legais, tanto que estava para sofrer retratação. O "estudo" da Prevent Senior tem um textão meu de análise umas páginas atrás demonstrando vários erros. Mas o importante é que o Roberto Kallil tomou e se curou e que o Uip também, mas que mentiu para não salvar a humanidade (conspiracionismo barato). O comportamento de turba levou gente a ameaçar os pesquisadores de Manaus, que podem ter estabelecido o teto de uso da substância. Foram expostos pelo filho do presidente em redes sociais. Isso é inadmissível em qualquer local civlizado.

Nos EUA, onde o Trump começou com o bafafá, morre pelo menos mil por dia. Na Alemanha, que adotou medidas com validade científica, as mortes são a metade do Brasil e 10% dos EUA.

E tem outro ponto. Essa insistência vai inviabilizar estudos em outras fontes, em outras frentes. Qualquer coisa agora que não reflita a opinião do presidente, será conspiração de comunistas.

Eu sempre falo, ninguém mais do que eu quer que ele esteja certo. Já tive experiência de ver gente morrendo na minha frente, já tive a experiência de ver familiar chorando em volta de um corpo (logicamente não no momento atual), já tive experiência de dar tudo por um paciente e ver ele partir. Mas a ciência precisa ser levada a séria. Não adianta eu salvar um cara de covid hoje, para amanhã matá-lo de infarto por causa de uma arritmia. Em relação a HCQ, CQ, azitromicina e até o tal zinco que tanto se ventila, a ciência não tem mostrado bons resultados. Pode mudar? Pode. Mas por hora é total irresponsabilidade o cenário atual.

natanaelfm
Júnior
Júnior

Mensagem por natanaelfm » 16 Mai 2020, 22:02

Zdenek escreveu:
15 Mai 2020, 05:15
natanaelfm escreveu:
11 Mai 2020, 21:17
Cadê o estagiário de Fisioterapia

Queria encontrar um artigo no PubMed sobre qual seria essa maconha específica que pode combater o Corona

No aguardo.
Você mesmo pode procurar.

Não tem nada, já lhe adianto

PS: Não adianta tentar continuar com essa tática de "estagiário" ou "estudante". É só birra boba.
E a plataforma Zoon como está?

Já postou alguma coisa para reclamar como o ensino anda uma bosta ultimamente rs
A VIDA NÃO É SOBRE QUÃO DURO VOCÊ É CAPAZ DE BATER, MAS SOBRE QUÃO DURO VOCÊ É CAPAZ DE APANHAR E CONTINUAR SEGUINDO EM FRENTE. (ROCKY BALBOA)

Zdenek
Júnior
Júnior

Mensagem por Zdenek » 17 Mai 2020, 01:08

natanaelfm escreveu:
16 Mai 2020, 22:02
Zdenek escreveu:
15 Mai 2020, 05:15
natanaelfm escreveu:
11 Mai 2020, 21:17
Cadê o estagiário de Fisioterapia

Queria encontrar um artigo no PubMed sobre qual seria essa maconha específica que pode combater o Corona

No aguardo.
Você mesmo pode procurar.

Não tem nada, já lhe adianto

PS: Não adianta tentar continuar com essa tática de "estagiário" ou "estudante". É só birra boba.
E a plataforma Zoon como está?

Já postou alguma coisa para reclamar como o ensino anda uma bosta ultimamente rs
Tá lá.

Quem precisa usar, tem usado.

No trabalho temos usados outros meios de comunicação. Mas o Zoom sempre é considerado.

Algo mais?

Marcelo Barão
Juvenil
Juvenil

Mensagem por Marcelo Barão » 17 Mai 2020, 09:17

Bom dia, Galera!!!

Cheguei há pouco do mercado e assim que entrei em casa, antes mesmo de chegar ao banheiro para lavar as mãos com água e sabão e retirar a máscara do rosto, passei álcool 70 nas mãos. E ao fazer isso, o cheiro forte do 70 me lembrou que eu gosto muito de vodka e whisky, porém não posso mais beber nenhum dos dois, porque na última vez o scotch disparou os meus batimentos cardíacos. Então pensei naquele cidadão que tá tentando se tratar de alcoolismo crônico e de vez em quando precisa higienizar as mãos com álcool 70...
Imagem

Pernalongaaaaa
Promessa
Promessa

Mensagem por Pernalongaaaaa » 17 Mai 2020, 13:32

A empresa farmacêutica americana Sorrento Therapeutics anunciou ter encontrado um anticorpo que inibe, em apenas quatro dias, 100% a infecção pelo Sars-CoV-2, nesta sexta-feira (15). Os estudos, entretanto, são pré-clínicos, o que significa que ainda não foram testadas falhas nem eficácia em humanos \o

Tem em vários sites uol, globo, entre outros...

Isso é uma mera especulação?

Wagnersac
Benemérito
Benemérito
Contato:

Mensagem por Wagnersac » 17 Mai 2020, 13:56

Pernalongaaaaa escreveu:
17 Mai 2020, 13:32
A empresa farmacêutica americana Sorrento Therapeutics anunciou ter encontrado um anticorpo que inibe, em apenas quatro dias, 100% a infecção pelo Sars-CoV-2, nesta sexta-feira (15). Os estudos, entretanto, são pré-clínicos, o que significa que ainda não foram testadas falhas nem eficácia em humanos \o

Tomara que seja o início de uma cura 🙌
ANNA JULIA VASCAINA

Sempre ao teu lado até o fim
Minha vida é você
E a torcida do vascão
Sempre tão linda
Nós viemos para te apoiar
Juntos vamos ganhar
Na alegria e na dor
O sentimento não pára
Pois todo vascaíno
Tem amor infinito
Cantarei de coooraaaçãoooo
Vasco da gamaaaaaa
Vasco da gamaaaaaa!

natanaelfm
Júnior
Júnior

Mensagem por natanaelfm » 17 Mai 2020, 14:16

Wagnersac escreveu:
17 Mai 2020, 13:56
Pernalongaaaaa escreveu:
17 Mai 2020, 13:32

Tomara que seja o início de uma cura 🙌
Amém!!! Ninguém aguenta mais isso
A VIDA NÃO É SOBRE QUÃO DURO VOCÊ É CAPAZ DE BATER, MAS SOBRE QUÃO DURO VOCÊ É CAPAZ DE APANHAR E CONTINUAR SEGUINDO EM FRENTE. (ROCKY BALBOA)

natanaelfm
Júnior
Júnior

Mensagem por natanaelfm » 17 Mai 2020, 14:18

Todo dia os números dos mortos só aumentam

Friso novamente sobre a quarentena fake na qual estamos vivendo

Julio CRVG
Júnior
Júnior

Mensagem por Julio CRVG » 17 Mai 2020, 14:31

Ha 3 virus nesse pais que precisam ser combatidos , o Covid , a corrupcao e a ignorancia . Talvez para o primeiro encontrem uma cura , os outros 2 receio que nao erradiquemos tao cedo !!
C.R. VASCO DA GAMA - TUA HISTÓRIA É TUA GLÓRIA !

Wagnersac
Benemérito
Benemérito
Contato:

Mensagem por Wagnersac » 17 Mai 2020, 14:38

natanaelfm escreveu:
17 Mai 2020, 14:18

Fake devido à ignorância da população, incentivada pelo governo federal.

Vc não acha que sem isolamento o número de mortos provavelmente seria muito maior?
ANNA JULIA VASCAINA

Minha vida é você
E a torcida do vascão
Sempre tão linda
Juntos vamos ganhar
Na alegria e na dor
O sentimento não pára
Pois todo vascaíno
Tem amor infinito
Vasco da gamaaaaaa
Vasco da gamaaaaaa!

natanaelfm
Júnior
Júnior

Mensagem por natanaelfm » 17 Mai 2020, 14:42

Mortes por Covid-19 crescem 432% em um mês na cidade de SP e sistema de saúde pode colapsar em 15 dias, diz prefeitura

Link: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/notic ... dias.ghtml

Enquanto a economia segue estagnada! Pessoas e mais pessoas continuam diariamente se contaminando direta/indiretamente com o vírus.

Seja na pela nota em espécie, seja pela roupa, seja pela falta de cuidado no manuseio do seu próprio EPI etc.

É uma situação muito delicada!! Mas que já passou da hora de debatermos sobre uma quarentena vertical útil, porque essa horizontal mentirosa que estamos passando não está funcionando e os números são fatos para os demais argumentos contrários.

natanaelfm
Júnior
Júnior

Mensagem por natanaelfm » 17 Mai 2020, 14:44

Wagnersac escreveu:
17 Mai 2020, 14:38
natanaelfm escreveu:

Vc não acha que sem isolamento o número de mortos provavelmente seria muito maior?
Wagner, eu sempre fui enfático sobre protegermos o famoso "grupo de risco"

Quanto aos demais mortos, começo a suspeitar que não viu.

Não acho que a NOSSA QUARENTENA esteja sendo efetiva

Wagnersac
Benemérito
Benemérito
Contato:

Mensagem por Wagnersac » 17 Mai 2020, 14:55

natanaelfm escreveu:
17 Mai 2020, 14:44
Wagnersac escreveu:
natanaelfm escreveu:

Só que ciência não é achismo.

viewtopic.php?f=63&t=3559&start=660#p994866
ANNA JULIA VASCAINA

Minha vida é você
E a torcida do vascão
Sempre tão linda
Juntos vamos ganhar
Na alegria e na dor
O sentimento não pára
Pois todo vascaíno
Tem amor infinito
Vasco da gamaaaaaa
Vasco da gamaaaaaa!

natanaelfm
Júnior
Júnior

Mensagem por natanaelfm » 17 Mai 2020, 15:08

Wagnersac escreveu:
17 Mai 2020, 14:55
natanaelfm escreveu:
Wagnersac escreveu:

Garoto, você quer mesmo ensinar a rezar um padre?

Agora sabe o que é achismo?

Que tal você marcar pela unimed um exame sanguíneo de COVID! Ai tu faz como seu ídolo Bolsonaro e mostra para todos o resultado.

Wesley Safadão
Craque
Craque

Mensagem por Wesley Safadão » 17 Mai 2020, 15:21

natanaelfm escreveu:
17 Mai 2020, 14:42
Mortes por Covid-19 crescem 432% em um mês na cidade de SP e sistema de saúde pode colapsar em 15 dias, diz prefeitura

Link: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/notic ... dias.ghtml

Enquanto a economia segue estagnada! Pessoas e mais pessoas continuam diariamente se contaminando direta/indiretamente com o vírus.

Seja na pela nota em espécie, seja pela roupa, seja pela falta de cuidado no manuseio do seu próprio EPI etc.

É uma situação muito delicada!! Mas que já passou da hora de debatermos sobre uma quarentena vertical útil, porque essa horizontal mentirosa que estamos passando não está funcionando e os números são fatos para os demais argumentos contrários.
A verdade é que quarentena nenhuma funcionará aqui meu bom. Um exemplo se amanhã voltar tudo será com devidos cuidados, mas o pessoal acha que se voltar vai ser tudo na normalidade total, a tendencia é nenhuma medida ser respeitada aqui no Brasil por própria ignorancia do povo, tem gente que acha que o Covid-19 acaba assim que começar a campanha politica de prefeito, por exemplo. Outro exemplo, umas 2 semanas atrás fui a um supermercado fazer umas compras necessárias e chegando lá o pessoal só usa o EPI ao entrar, quando estão na fila do lado de fora do recinto mão utilizam.
:band:

Wagnersac
Benemérito
Benemérito
Contato:

Mensagem por Wagnersac » 17 Mai 2020, 15:25

natanaelfm escreveu:
17 Mai 2020, 15:08
Wagnersac escreveu:
17 Mai 2020, 14:55
natanaelfm escreveu:

Garoto, você quer mesmo ensinar a rezar um padre?

Agora sabe o que é achismo?

Que tal você marcar pela unimed um exame sanguíneo de COVID! Ai tu faz como seu ídolo Bolsonaro e mostra para todos o resultado.
Eu já cheguei numa idade que ser chamado de garoto é um elogio rs

Provavelmente tenho idade pra ser seu pai, ou no mínimo seu irmão mais velho.

Minha área de atuação é a financeira, não sou um "cientista".

Mas acho que tenho vivência e inteligência suficientes pra saber o que é achismo, o que é charlatanismo e o que é boa ciência.

Espero que vc tb tenha.
ANNA JULIA VASCAINA

Minha vida é você
E a torcida do vascão
Sempre tão linda
Juntos vamos ganhar
Na alegria e na dor
O sentimento não pára
Pois todo vascaíno
Tem amor infinito
Vasco da gamaaaaaa
Vasco da gamaaaaaa!

Conde de Vidigueira
Júnior
Júnior

Mensagem por Conde de Vidigueira » 17 Mai 2020, 18:04

A quarentena só não tem sido mais efetiva:

1 - por causa da ignorância das pessoas, alimentadas pela confusão fomentada pelo Governo Federal;
2 - por causa da incompetência e do descaso do Governo Federal ao oferecer e liberar renda emergencial para as pessoas mais vulneráveis.

A quarentena não poderia ser ainda mais efetiva:

3 - porque parte significativa da população vive em condições precárias de habitação e saneamento básico, inclusive, sem ter acesso à água.

O isolamento vertical nem mereceria comentários! ¼ dos mortos no Brasil não pertenciam ao grupo de risco. Fora que quem defende isso não pensa que é muito mais fácil isolar uma casa do que prender alguém em um cômodo dessa mesma casa!

Fernando Henrique
Júnior
Júnior

Mensagem por Fernando Henrique » 17 Mai 2020, 18:20

17 Mai 2020, 18:04

1 - por causa da ignorância das pessoas, alimentadas pela confusão fomentada pelo Governo Federal;
2 - por causa da incompetência e do descaso do Governo Federal ao oferecer e liberar renda emergencial para as pessoas mais vulneráveis.

3 - porque parte significativa da população vive em condições precárias de habitação e saneamento básico, inclusive, sem ter acesso à água.

O isolamento vertical nem mereceria comentários! ¼ dos mortos no Brasil não pertenciam ao grupo de risco. Fora que quem defende isso não pensa que é muito mais fácil isolar uma casa do que prender alguém em um cômodo dessa mesma casa!
No primeiro caso, pode até ser que o Governo Federal esteja sendo responsável pela quarentena não estar sendo mais efetiva, mas a verdade é que o povo brasileiro sempre foi ignorante. Só lembrar do surto de Dengue que teve aqui no Rio e em outros estados e que foi difícil para ser controlado, porque as pessoas por mais que soubessem de como o Aedes Aegypti conseguia se proliferar, insistiam em deixar o quintal sujo com garrafas vazias cheias de água, pneus velhos, enfim, não seguiam as medidas que o Ministério da Saúde pedia para que a população fizesse. A verdade é que o povo brasileiro pensa que o governo é tipo sua babá que tem cuidar dele 24 horas e que quando ele ficar doente, tem que prestar assistência, como se fosse uma criança inocente. A população tá ciente de que não terá atendimento pra toda a população e que muita gente corre risco de adoecer e morrer em casa, mas ainda sim eu vejo gente visitando a casa de namorado(a), fazendo festa em bar ou qualquer outro lugar, praticando exercícios físicos, indo a calçadão sem necessidade... Tanto faz quem estivesse no poder, Collor, FHC, Lula, Dilma, Bolsonaro. O problema da saúde é antigo e qualquer um que pegasse esse abacaxi, estaria ferrado!

Wesley Safadão
Craque
Craque

Mensagem por Wesley Safadão » 17 Mai 2020, 18:59

Fernando Henrique escreveu:
17 Mai 2020, 18:20
17 Mai 2020, 18:04

No primeiro caso, pode até ser que o Governo Federal esteja sendo responsável pela quarentena não estar sendo mais efetiva, mas a verdade é que o povo brasileiro sempre foi ignorante. Só lembrar do surto de Dengue que teve aqui no Rio e em outros estados e que foi difícil para ser controlado, porque as pessoas por mais que soubessem de como o Aedes Aegypti conseguia se proliferar, insistiam em deixar o quintal sujo com garrafas vazias cheias de água, pneus velhos, enfim, não seguiam as medidas que o Ministério da Saúde pedia para que a população fizesse. A verdade é que o povo brasileiro pensa que o governo é tipo sua babá que tem cuidar dele 24 horas e que quando ele ficar doente, tem que prestar assistência, como se fosse uma criança inocente. A população tá ciente de que não terá atendimento pra toda a população e que muita gente corre risco de adoecer e morrer em casa, mas ainda sim eu vejo gente visitando a casa de namorado(a), fazendo festa em bar ou qualquer outro lugar, praticando exercícios físicos, indo a calçadão sem necessidade... Tanto faz quem estivesse no poder, Collor, FHC, Lula, Dilma, Bolsonaro. O problema da saúde é antigo e qualquer um que pegasse esse abacaxi, estaria ferrado!
Concordo, o povo usa mascara mesmo não pensando na saude e sim porque só entra em supermercados com mascara, quando chega la fora vai e tira.
:band:

Julio CRVG
Júnior
Júnior

Mensagem por Julio CRVG » 17 Mai 2020, 19:16

Aqui no ES inventaram um tal de tunel de desinfeccao , o sujeito era obrigado a passar por esse tunel , e uma solucao , acho que de hipoclorito de sodio era chateada sobre a pessoa , so depois de algum tempo as autoridades de saude tomaram providencias sobre essa pilantragem , isso sem falar na questao de saude , com alergias causadas pela substancia , teve prefeitura que contratou esse servico , sem qualquer licitacao ,ou prova de funcionamento da engenhoca .Falei do virus da corrupcao acima , este e apenas um exemplo , com certeza deve haver varios parecidos pelo pais !!

Zdenek
Júnior
Júnior

Mensagem por Zdenek » 17 Mai 2020, 21:22

Julio CRVG escreveu:
17 Mai 2020, 19:16
Aqui no ES inventaram um tal de tunel de desinfeccao , o sujeito era obrigado a passar por esse tunel , e uma solucao , acho que de hipoclorito de sodio era chateada sobre a pessoa , so depois de algum tempo as autoridades de saude tomaram providencias sobre essa pilantragem , isso sem falar na questao de saude , com alergias causadas pela substancia , teve prefeitura que contratou esse servico , sem qualquer licitacao ,ou prova de funcionamento da engenhoca .Falei do virus da corrupcao acima , este e apenas um exemplo , com certeza deve haver varios parecidos pelo pais !!
Esse é dos porquês de se insistir na prática baseada em evidências.

Evidências científicas além de garantir um tratamento mais efetivo, a evidência garante (ou deveria garantir) que o dinheiro vá para aquilo que funciona.

Não tem evidência nenhuma desses túneis. Evidência consistente.

Voltamos ao caso da CQ e da HCQ. Por mais que sejam baratas, se usadas sem comprovação podem acarretar custos. Primeiro, como qualquer droga, têm efeitos colaterais. Alguns potencialmente graves e até fatais. Eles podem dar arritmia, inclusive formas severas que requerem intervenção imediata. Ai pode ocorrer um novo problema, uma nova "onda". A onda um de infectados e a onda dois de "colaterais", ou seja, pacientes com complicações cardíacas, oftalmológicas, auditivas, entre outras. Até agora as evidências não acharam diferença entre uso e não uso, algumas até acharam maior mortalidade no grupo que usou, como no estudo do JAMA. A FDA, que é o órgão que regula entre outras coisas a questão dos medicamentos no EUA e é um norte para o mundo inteiro é clara: "uso em protocolo clínico dentro de uma unidade hospitalar para avaliar possíveis efeitos colaterais, em especial os cardiovasculares". Mas já tem gente falando em distribuição em massa, como se fosse bala.

O Brasil teve, há pouco tempo, uma "cloroquina/hidroxicloriquina". Há 5 anos, um político num gesto desesperado tentando salvar o próprio lombo libera o uso de um medicamento sem eficácia comprovada para tratamento de uma doença. Quem? Dilma liberando fosfoetanolamina para tratamento de câncer. In vitro aquilo funcionava que era uma beleza, quando foi levada para humanos, não só não funcionou como piorou o quadro de quem tinha o câncer. Na época houve comoção nacional, ameaça para quem pedia ciência, acusação de desumanidade, o famoso "se sua mãe tivesse câncer, você não daria?". Na época, não lembro se já nesse fórum ou no antigo, eu entrava no tópico para falar sobre a eficácia não comprovada da droga e apanhava direto. Daquela vez era dos simpatizantes da Dilma, que, confesso, era menos agressivos e com um nível cognitivo um pouco melhor (saudades, Mochel). Na época eu tava no penúltimo ano de faculdade, ainda era aluno e estagiário, como meu novo fã gosta de se referir a mim, fui para uma sala de aula debater isso com colegas e quase apanhei.

Pode ser comprovado que CQ/HCQ são a salvação da humanidade? Pode. Até lá, qualquer uso indiscriminado é irresponsabildade. Tanto clínica, quanto financeira.

No Brasil, infelizmente, isso é comum. Gasta-se o pouco que tem com o que não tem comprovação. O SUS gasta com homeopatia, que comprovadamente não funciona. Isso é lobby médico que inclusive, no Brasil, é uma especialidade. Gasta com constelação familiar e uma série de bobagens.

Metodologia científica deveria ser obrigatório nas escolas, e, um capítulo sobre saúde deveria ser abordado.

Julio CRVG
Júnior
Júnior

Mensagem por Julio CRVG » 17 Mai 2020, 21:31

Zdenek escreveu:
17 Mai 2020, 21:22
Julio CRVG escreveu:

Evidências científicas além de garantir um tratamento mais efetivo, a evidência garante (ou deveria garantir) que o dinheiro vá para aquilo que funciona.

Voltamos ao caso da CQ e da HCQ. Por mais que sejam baratas, se usadas sem comprovação podem acarretar custos. Primeiro, como qualquer droga, têm efeitos colaterais. Alguns potencialmente graves e até fatais. Eles podem dar arritmia, inclusive formas severas que requerem intervenção imediata. Ai pode ocorrer um novo problema, uma nova "onda". A onda um de infectados e a onda dois de "colaterais", ou seja, pacientes com complicações cardíacas, oftalmológicas, auditivas, entre outras. Até agora as evidências não acharam diferença entre uso e não uso, algumas até acharam maior mortalidade no grupo que usou, como no estudo do JAMA. A FDA, que é o órgão que regula entre outras coisas a questão dos medicamentos no EUA e é um norte para o mundo inteiro é clara: "uso em protocolo clínico dentro de uma unidade hospitalar para avaliar possíveis efeitos colaterais, em especial os cardiovasculares". Mas já tem gente falando em distribuição em massa, como se fosse bala.

O Brasil teve, há pouco tempo, uma "cloroquina/hidroxicloriquina". Há 5 anos, um político num gesto desesperado tentando salvar o próprio lombo libera o uso de um medicamento sem eficácia comprovada para tratamento de uma doença. Quem? Dilma liberando fosfoetanolamina para tratamento de câncer. In vitro aquilo funcionava que era uma beleza, quando foi levada para humanos, não só não funcionou como piorou o quadro de quem tinha o câncer. Na época houve comoção nacional, ameaça para quem pedia ciência, acusação de desumanidade, o famoso "se sua mãe tivesse câncer, você não daria?". Na época, não lembro se já nesse fórum ou no antigo, eu entrava no tópico para falar sobre a eficácia não comprovada da droga e apanhava direto. Daquela vez era dos simpatizantes da Dilma, que, confesso, era menos agressivos e com um nível cognitivo um pouco melhor (saudades, Mochel). Na época eu tava no penúltimo ano de faculdade, ainda era aluno e estagiário, como meu novo fã gosta de se referir a mim, fui para uma sala de aula debater isso com colegas e quase apanhei.

Pode ser comprovado que CQ/HCQ são a salvação da humanidade? Pode. Até lá, qualquer uso indiscriminado é irresponsabildade. Tanto clínica, quanto financeira.

No Brasil, infelizmente, isso é comum. Gasta-se o pouco que tem com o que não tem comprovação. O SUS gasta com homeopatia, que comprovadamente não funciona. Isso é lobby médico que inclusive, no Brasil, é uma especialidade. Gasta com constelação familiar e uma série de bobagens.

Metodologia científica deveria ser obrigatório nas escolas, e, um capítulo sobre saúde deveria ser abordado.
So nessa brincadeira do tunel seriam gastos mais de Meio Milhao de R$ , dinheiro que poderia ser gasto de forma mais eficaz , bizarrices assim sao comuns , como ai no Rio no caso do respiradores desviados do hospital de campanha para seram usados na inauguracao do de S. Goncalo !!

Zdenek
Júnior
Júnior

Mensagem por Zdenek » 17 Mai 2020, 21:48

Julio CRVG escreveu:
17 Mai 2020, 21:31
Zdenek escreveu:
17 Mai 2020, 21:22
Julio CRVG escreveu:

So nessa brincadeira do tunel seriam gastos mais de Meio Milhao de R$ , dinheiro que poderia ser gasto de forma mais eficaz , bizarrices assim sao comuns , como ai no Rio no caso do respiradores desviados do hospital de campanha para seram usados na inauguracao do de S. Goncalo !!
Ah, sim.

Eu ia colocar esse ponto na resposta, dos ventiladores mecânicos do RJ.

Além dessa bizarrice de retirada, quando saiu a reportagem nos RJ alguma coisa, eu tava no quarto com minha mãe, e falei antes de qualquer "a" da repórter, quando vi o modelo da foto, "isso é um BiPAP, não é um ventilador invasivo". Que que a repórter falou? Que o ventilador comprado não servia para ventilação invasiva. Até tem utilidade, na ventilação não-invasiva, em pacientes menos graves. Mas a prioridade são os ventiladores invasivos. Óbvio que no caso do Rio tem indícios claros de fraude, mas se a compra fosse comandada por um fisioterapeuta ou um médico ou um enfermeiro que obviamente entendesse o mínimo, isso jamais teria acontecido.

Não que a compra de ventiladores não-invasivos não se justifique, mas o foco primordial é o ventilador invasivo. VNI, qualquer fisioterapeuta com o mínimo de expertise faz um CPAP (pressão positiva contínua nas vias aéreas) com "circuito de parede" (ps: não tem comprovação de CPAP nessa população, é só um exemplo. Pelo contrário, a geração de aerossol tem contraindicado essa modalidade de "parede"). Basta um gerador de fluxo que custa menos que 200 reais, oxigênio, ar comprimido e a interface e os aparatos. E, voltando ao campo das evidências, inúmeros ventiladores mecânicos invasivos também oferecem a modalidade não-invasiva, só por alguém que saiba operar.

Responder

Voltar para “Economia, Política e Temas Sociais”