QUAIS SÃO OS 3 MELHORES NARRADORES ESPORTIVOS DE TELEVISÃO NA ATUALIDADE?

Área destinada a Comentários sobre o Vasco e demais Assuntos \'Futebolísticos\' em geral, por parte de Torcedores e Foristas, que ainda não tenham nenhuma Área específica no Fórum.

QUAIS SÃO 3 MELHORES NARRADORES ESPORTIVOS DE TELEVISÃO?

André Henning - Esporte Interativo
5
6%
Cléber Machado - Globo
3
3%
Everaldo Marques - ESPN
9
10%
Galvão Bueno - Globo
2
2%
Gustavo Vilani - Fox Sports
16
19%
João Guilherme - Fox Sports
6
7%
Jorge Iggor - Esporte Interativo
0
Não há votos registrados
Luiz Carlos Júnior - Sportv
2
2%
Luiz Roberto - Globo
8
9%
Marco de Vargas - Fox Sports
0
Não há votos registrados
Maurício Bonato - BandSports
0
Não há votos registrados
Milton Leite - Sportv/Globo
6
7%
Nivaldo Prieto - Fox Sports
4
5%
Outro (que eu tenha esquecido). Qual? (Responda no comentário.)
0
Não há votos registrados
Paulo Andrade - ESPN
6
7%
Paulo Soares - ESPN
2
2%
Rogério Vaughan - ESPN
2
2%
Rômulo Mendonça - ESPN
9
10%
Sérgio Maurício - Sportv
3
3%
Téo José - Band
3
3%

Total de votos: 86

kOraL
Juvenil
Juvenil

Re: QUAIS SÃO OS 3 MELHORES NARRADORES ESPORTIVOS DE TELEVISÃO NA ATUALIDADE?

Mensagem por kOraL » 23 Mai 2019, 03:38

Luis Roberto globo
Milton Leite sportv
João Guilherme Fox (emissora estragando ele)

Injustiça é não colocarem o Jota Junior um dos mais antigos!

Andre Haning e todos do Esporte Interativo são os piores !

DSouza
Promessa
Promessa

Mensagem por DSouza » 23 Mai 2019, 04:37

Paulo Andrade - ESPN
Everaldo Marques - ESPN
Nivaldo Prieto - Fox Sports
Membro desde 04/06/2004

GilsonVGPR
Júnior
Júnior

Mensagem por GilsonVGPR » 23 Mai 2019, 10:08

kOraL escreveu:
23 Mai 2019, 03:38
Luis Roberto globo
Milton Leite sportv

É tanto narrador que um ou outro acaba sendo "esquecido". Dá um desconto.

Por exemplo, eu tive que editar a enquete pra adicionar o Rômulo Mendonça, o Rogério Vaughan e o Jorge Iggor.

Mas coloquei a opção "Outro (que eu tenha esquecido). Qual? (Responda no comentário.)" para casos como esse (Jota Júnior) que você citou.
𝒞. 𝑅. 𝒱𝒜𝒮𝒞𝒪 𝒟𝒜 𝒢𝒜𝑀𝒜 -> 𝒞𝒪𝒩𝒬𝒰𝐼𝒮𝒯𝒪𝒰: 𝒮𝒰𝐿-𝒜𝑀𝐸𝑅𝐼𝒞𝒜𝒩𝒪 𝒟𝐸 𝒞𝐿𝒰𝐵𝐸𝒮 𝒞𝒜𝑀𝒫𝐸𝒪̃𝐸𝒮 𝒟𝐸 𝟣𝟫𝟦𝟪 (𝒫𝑅𝐸𝒞𝒰𝑅𝒮𝒪𝑅 𝒟𝒜 𝒯𝒜Ç𝒜 𝐿𝐼𝐵𝐸𝑅𝒯𝒜𝒟𝒪𝑅𝐸𝒮 𝒟𝒜 𝒜𝑀𝐸́𝑅𝐼𝒞𝒜 𝐸 𝒟𝒜 𝒰𝐸𝐹𝒜 𝒞𝐻𝒜𝑀𝒫𝐼𝒪𝒩𝒮 𝐿𝐸𝒜𝒢𝒰𝐸). | 𝒯𝒪𝑅𝒩𝐸𝐼𝒪 𝐼𝒩𝒯𝐸𝑅𝒩𝒜𝒞𝐼𝒪𝒩𝒜𝐿 𝒟𝐸 𝒫𝒜𝑅𝐼𝒮 𝒟𝐸 𝟣𝟫𝟧𝟩 (𝒫𝑅𝐸𝒞𝒰𝑅𝒮𝒪𝑅 𝒟𝒜 𝒞𝒪𝒫𝒜 𝐼𝒩𝒯𝐸𝑅𝒞𝒪𝒩𝒯𝐼𝒩𝐸𝒩𝒯𝒜𝐿 / 𝒯𝒪𝑅𝒩𝐸𝐼𝒪 𝑀𝒰𝒩𝒟𝐼𝒜𝐿 𝒟𝐸 𝒞𝐿𝒰𝐵𝐸𝒮). 𝒞𝒪𝒩𝐹𝐼𝑅𝒜 𝒜𝒬𝒰𝐼.

GilsonVGPR
Júnior
Júnior

Mensagem por GilsonVGPR » 23 Mai 2019, 10:29

Pessoal, um lembrete: a enquete é "QUAIS SÃO OS 3 MELHORES NARRADORES ESPORTIVOS DE TELEVISÃO NA ATUALIDADE?", então pode ser de qualquer esporte (até campeonato de cuspe à distância).

Você pode achar um que narre basquete melhor que outro que narre futebol, ou um que narre automobilismo melhor que outro que narre vôlei, etc, é de acordo com o desempenho, a dificuldade de narrar a modalidade esportiva, o destaque que o narrador tenha.
𝒞. 𝑅. 𝒱𝒜𝒮𝒞𝒪 𝒟𝒜 𝒢𝒜𝑀𝒜 -> 𝒞𝒪𝒩𝒬𝒰𝐼𝒮𝒯𝒪𝒰: 𝒮𝒰𝐿-𝒜𝑀𝐸𝑅𝐼𝒞𝒜𝒩𝒪 𝒟𝐸 𝒞𝐿𝒰𝐵𝐸𝒮 𝒞𝒜𝑀𝒫𝐸𝒪̃𝐸𝒮 𝒟𝐸 𝟣𝟫𝟦𝟪 (𝒫𝑅𝐸𝒞𝒰𝑅𝒮𝒪𝑅 𝒟𝒜 𝒯𝒜Ç𝒜 𝐿𝐼𝐵𝐸𝑅𝒯𝒜𝒟𝒪𝑅𝐸𝒮 𝒟𝒜 𝒜𝑀𝐸́𝑅𝐼𝒞𝒜 𝐸 𝒟𝒜 𝒰𝐸𝐹𝒜 𝒞𝐻𝒜𝑀𝒫𝐼𝒪𝒩𝒮 𝐿𝐸𝒜𝒢𝒰𝐸). | 𝒯𝒪𝑅𝒩𝐸𝐼𝒪 𝐼𝒩𝒯𝐸𝑅𝒩𝒜𝒞𝐼𝒪𝒩𝒜𝐿 𝒟𝐸 𝒫𝒜𝑅𝐼𝒮 𝒟𝐸 𝟣𝟫𝟧𝟩 (𝒫𝑅𝐸𝒞𝒰𝑅𝒮𝒪𝑅 𝒟𝒜 𝒞𝒪𝒫𝒜 𝐼𝒩𝒯𝐸𝑅𝒞𝒪𝒩𝒯𝐼𝒩𝐸𝒩𝒯𝒜𝐿 / 𝒯𝒪𝑅𝒩𝐸𝐼𝒪 𝑀𝒰𝒩𝒟𝐼𝒜𝐿 𝒟𝐸 𝒞𝐿𝒰𝐵𝐸𝒮). 𝒞𝒪𝒩𝐹𝐼𝑅𝒜 𝒜𝒬𝒰𝐼.

GilsonVGPR
Júnior
Júnior

Mensagem por GilsonVGPR » 23 Mai 2019, 10:31

Eu havia votado (pela ordem) em Milton Leite, Maurício Bonato e Luis Roberto.

Mas mudei de opinião, e mudei os 3 votos. E explico.

O Milton Leite continuo gostando da narração dele, mas, no momento (na atualidade) tem narrador que está "em melhor fase" que ele.

O Maurício Bonato narrava jogos do campeonato espanhol na Sports Plus, era muito boa a narração dele, um bordão qiele usava muito era "esmerilhou", quando alguém fazia uma jogada de craque. E também "fulano curtiu... e compartilhou". Mas, faz tempo que não o vejo narrando.

O Luis "sabe de quem?" Roberto, sei lá, eu não consigo mais gostar da narração dele, ainda mais depois do "sabe de quem?".

Meu votos agora são (pela ordem):

- Rômulo Mendonça, "o mensageiro do caos", narrando "diretaço" cada "splash", e gritando "boom boom boom shakalaka". Tem um comentarista (acho que é o Ricardo Bulgareli) que não se aguenta, e fica dando risada quando o Rômulo fala os bordões.

- Everaldo Marques, esse cara é "ri-d-i-cu-lo" narrando jogos de basquete. Já vi alguns trailers dele narrando futebol americano, e gritando "touchdown", tem que ser muito bem mesmo pra fazer o que ele faz.

- Gustavo Vilani, o melhor narrador no futebol atualmente. Consegue narrar sem ser chato, e tem o bônus de sempre enaltecer o Vasco (mesmo se não fizesse isso continuaria sendo bom, mas, como faz, o trona melhor que os outros). Coloquei ele em 3º não porque o considero "pior" que o Rômulo e o Everaldo, mas, porque acho que os outros dois estão (no momento) tendo um desempenho melhor.

kOraL
Juvenil
Juvenil

Mensagem por kOraL » 23 Mai 2019, 14:36

GilsonVGPR escreveu:
23 Mai 2019, 10:08
kOraL escreveu:
23 Mai 2019, 03:38
Luis Roberto globo
Milton Leite sportv

É tanto narrador que um ou outro acaba sendo "esquecido". Dá um desconto.

Por exemplo, eu tive que editar a enquete pra adicionar o Rômulo Mendonça, o Rogério Vaughan e o Jorge Iggor.

Mas coloquei a opção "Outro (que eu tenha esquecido). Qual? (Responda no comentário.)" para casos como esse (Jota Júnior) que você citou.

Marcos Baptista
Júnior
Júnior

Mensagem por Marcos Baptista » 23 Mai 2019, 15:36

esqueceram do interminável, imorrível... foi, foi foi foi ele, Silvio Luiz, ela foi lá balançou o capim no fundo do go. Ele ainda tá na Rede tv?? voz marcante nas 03 passagens de um certo clube Gigante pela série B

Marcos Baptista
Júnior
Júnior

Mensagem por Marcos Baptista » 23 Mai 2019, 15:42

GilsonVGPR escreveu:
23 Mai 2019, 10:31

O Milton Leite continuo gostando da narração dele, mas, no momento (na atualidade) tem narrador que está "em melhor fase" que ele.

O Maurício Bonato narrava jogos do campeonato espanhol na Sports Plus, era muito boa a narração dele, um bordão qiele usava muito era "esmerilhou", quando alguém fazia uma jogada de craque. E também "fulano curtiu... e compartilhou". Mas, faz tempo que não o vejo narrando.

O Luis "sabe de quem?" Roberto, sei lá, eu não consigo mais gostar da narração dele, ainda mais depois do "sabe de quem?".

- Rômulo Mendonça, "o mensageiro do caos", narrando "diretaço" cada "splash", e gritando "boom boom boom shakalaka". Tem um comentarista (acho que é o Ricardo Bulgareli) que não se aguenta, e fica dando risada quando o Rômulo fala os bordões.

- Everaldo Marques, esse cara é "ri-d-i-cu-lo" narrando jogos de basquete. Já vi alguns trailers dele narrando futebol americano, e gritando "touchdown", tem que ser muito bem mesmo pra fazer o que ele faz.

- Gustavo Vilani, o melhor narrador no futebol atualmente. Consegue narrar sem ser chato, e tem o bônus de sempre enaltecer o Vasco (mesmo se não fizesse isso continuaria sendo bom, mas, como faz, o trona melhor que os outros). Coloquei ele em 3º não porque o considero "pior" que o Rômulo e o Everaldo, mas, porque acho que os outros dois estão (no momento) tendo um desempenho melhor.

também são os três que prefiro, só muda a ordem. 1- Everaldo Marques (narração perfeita, sem exagerar na gritaria, e sem perder a emoção); 2- Guga Vilani (achava melhor na Fox, mas continua muito bom); Rômulo Medndonça (pelos bordões e bom humor, as vezes exagera, principalmente quando narra outros esportes que não o futebol, mas gosto muito)

GilsonVGPR
Júnior
Júnior

Mensagem por GilsonVGPR » 23 Mai 2019, 16:32

Marcos Baptista escreveu:
23 Mai 2019, 15:36
esqueceram do interminável, imorrível... foi, foi foi foi ele, Silvio Luiz, ela foi lá balançou o capim no fundo do go. Ele ainda tá na Rede tv?? voz marcante nas 03 passagens de um certo clube Gigante pela série B
Puts, "esqueci" do Silvio Luis também. :affs:

Silvio Luiz critica narração de André Henning na TNT
(...)
Silvio parece ter perdido a paciência com Henning e fez um post no Twitter questionando o estilo do colega. “Precisa gritar tanto?”, escreveu.
(...)
"Pronto, som na Transamérica. Imagem, a única. Infelizmente", publicou Silvio Luiz alguns minutos depois para a surpresa de alguns internautas, que estranharam o comentário do locutor.

Silvio Luiz tem 84 anos e atualmente trabalha na RedeTV! transmitindo os jogos do Campeonato Italiano, além de atuar também como comentarista em programas esportivos na Rádio Transamérica, de São Paulo. Dono de um estilo peculiar, Silvio é conhecido por usar vários bordões irreverentes durante suas narrações, nas quais afirma nunca ter gritado “gol”.

Fonte: https://esportes.yahoo.com/noticias/sil ... 59749.html

alexandre.vasco
Júnior
Júnior

Mensagem por alexandre.vasco » 24 Mai 2019, 08:08

GilsonVGPR escreveu:
23 Mai 2019, 16:32
23 Mai 2019, 15:36
Puts, "esqueci" do Silvio Luis também. :affs:

Silvio Luiz critica narração de André Henning na TNT
(...)
Silvio parece ter perdido a paciência com Henning e fez um post no Twitter questionando o estilo do colega. “Precisa gritar tanto?”, escreveu.
(...)
"Pronto, som na Transamérica. Imagem, a única. Infelizmente", publicou Silvio Luiz alguns minutos depois para a surpresa de alguns internautas, que estranharam o comentário do locutor.

Silvio Luiz tem 84 anos e atualmente trabalha na RedeTV! transmitindo os jogos do Campeonato Italiano, além de atuar também como comentarista em programas esportivos na Rádio Transamérica, de São Paulo. Dono de um estilo peculiar, Silvio é conhecido por usar vários bordões irreverentes durante suas narrações, nas quais afirma nunca ter gritado “gol”.

Fonte: https://esportes.yahoo.com/noticias/sil ... 59749.html
concordo com o Silvio Luiz

esse André Henning é chato pra caralho

pior narrador disparado

seria melhor que fosse feirante, venderia no grito
Imagem

Chaves CRVG
Juvenil
Juvenil

Mensagem por Chaves CRVG » 21 Jul 2019, 18:58

André Hanning é horrível,Luis Roberto mil vezes o melhor
Acima de tudo,abaixo de nada, FORÇA JOVEM VASCO

Di Pedro
Promessa
Promessa

Mensagem por Di Pedro » 21 Jul 2019, 19:16

O Vilani é o melhor, admito que eu não conhecia ele antes da Globo...quando o Vasco faz um gol ele começa a falar da história toda do Vasco...arrepia na hora!

Vinan
Profissional
Profissional

Mensagem por Vinan » 21 Jul 2019, 21:44

Os três melhores não sei dizer, o melhor disparado é o Rômulo Mendonça

Condor Vasco
Promessa
Promessa

Mensagem por Condor Vasco » 21 Jul 2019, 22:05

Octavio Neto

Indrid Cold
Júnior
Júnior

Mensagem por Indrid Cold » 21 Jul 2019, 22:09

Mudando um pouco de assunto, mas relacionado com o tema narradores, como tem passado jogo dos mulambos na tv aberta....se olharmos a tabela do brasileirão com dia e horário dos jogos, serão mais 2 semanas seguidas (quarta e domingo) passando jogo do merdão...dará 3 semanas seguidas.....é a gRoubo dando mais suporte e visibilidade para o filhinho querido....o plano segue à todo vapor....
Imagem

ronibatista
Promessa
Promessa

Mensagem por ronibatista » 21 Jul 2019, 22:20

Octávio Neto disparado ....Rômulo Mendonça e Everaldo Marques

ADEMIRCRUELO
Júnior
Júnior

Mensagem por ADEMIRCRUELO » 21 Jul 2019, 22:22

1Silvio Luís ( mestre!). 2 Romulo Mendonça 3 Jota Júnior

Bruno Vascaíno
Júnior
Júnior

Mensagem por Bruno Vascaíno » 21 Jul 2019, 23:02

23 Mai 2019, 15:42
GilsonVGPR escreveu:

também são os três que prefiro, só muda a ordem. 1- Everaldo Marques (narração perfeita, sem exagerar na gritaria, e sem perder a emoção); 2- Guga Vilani (achava melhor na Fox, mas continua muito bom); Rômulo Medndonça (pelos bordões e bom humor, as vezes exagera, principalmente quando narra outros esportes que não o futebol, mas gosto muito)
Concordo. Everaldo Marques é muito bom, tudo na medida certa, até o humor. Rômulo Mendonça também. Villani é muito bom, mas fico com a impressão de que a Globo deu uma segurada nele.

O Luís Roberto já foi o melhor, mas subiu a cabeça depois dessa história do "sabe de quem?". Hoje é baba ovo da mulambada. O André Henning grita até fazendo programa de estúdio, não sei como tem gente que gosta disso...
Minha história no antigo fórum:
Bruno_Vascaíno
Status: Profissional
Registro: 6/1/2009

GilsonVGPR
Júnior
Júnior

Mensagem por GilsonVGPR » 14 Nov 2019, 16:22

GilsonVGPR escreveu:

A globo vinha colocando o Vilani pra narrar os jogos do flamingo no premiere, e o Luis Roberto narra na tv aberta, ontem que o jogo foi só no premiere, ela coloca o Luis Roberto pra narrar.

Francivan Carlos
Juvenil
Juvenil

Mensagem por Francivan Carlos » 14 Nov 2019, 16:40

Pra mim o melhor é sem duvida o Gustavo Vilani

Agora os piores, é o Cleber Machado, sem emoção nenhuma na hora de um gol e o Tal do Luiz Carlos Jr do Sportv, só sabe falar que o Vasco não fazia gols de falta desde 2017 e sem contar que é mulambo

Julio CRVG
Júnior
Júnior

Mensagem por Julio CRVG » 14 Nov 2019, 16:51

So nao suporto mulher narrando jogo.de futebol , nao orna , e forcado demais !!
C.R. VASCO DA GAMA - TUA HISTÓRIA É TUA GLÓRIA !

Alexandre Campos
Profissional
Profissional

Mensagem por Alexandre Campos » 20 Nov 2019, 13:50

Paulo Andrade
Vilani
Milton leite

Mohammed Lisboa
Craque
Craque

Mensagem por Mohammed Lisboa » 21 Nov 2019, 07:28

Pra mim, narração esportiva tem que ser diversão, então só pode ser o Galvão...
E quer saber de uma coisa? Eu não sei...
Ashes and diamonds, foe and friend, we were all equal in the end.
Roger Waters - 1983

QUE PAÍS SERÁ ESTE??

GilsonVGPR
Júnior
Júnior

Mensagem por GilsonVGPR » 05 Fev 2020, 13:22

Everaldo popularizou NFL no Brasil e encantou Sportv por ser "completo"

Um dos principais rostos da ESPN por muitos anos, Everaldo Marques decidiu encarar o desafio e saiu da sua zona de conforto ao fechar com a SporTV. Entre tantas conquistas, a principal, talvez, tenha sido a de popularizar a NFL no Brasil. O jornalista domina o assunto como poucos e divide seu conhecimento ao tirar as dúvidas dos telespectadores sempre que pode. O tom professoral fez muitos que não conheciam a modalidade virarem fãs.

O esporte americano, no entanto, não faz parte da grade da sua nova emissora e isso já evidencia o tamanho do desafio abraçado por Everaldo, que seguirá na antiga casa até sexta-feira. O interesse do SporTV no profissional é antigo. São pelo menos quatro anos de namoro até que o casamento fosse consumado no início dessa semana.

No Grupo Globo, Everaldo Marques assume a vaga aberta com a demissão de Roby Porto. Ele será o principal narrador na NBA, mas essa não será a única atribuição. O SporTV o considera completo, com capacidade de atuar em alto nível diante de várias modalidades. O profissional chega com moral e para trabalhar em algumas frentes. Inclusive o futebol.

Além de ter a possibilidade de trabalhar no futebol brasileiro, o que praticamente não ocorria na ESPN, Everaldo estará no grupo que fará a cobertura olímpica da Globo, no Japão, entre 24 de julho e 9 de agosto. Fora que, neste novo desafio, terá uma escala menos sacrificante do que tinha na antiga casa, o que garante maior qualidade de vida.

A informação sobre a troca de canais mexeu com o grande público. Mas há uma certeza. O bom desempenho na ESPN fatalmente será repetido no SporTV. Afinal, seus telespectadores gostam de usar seu próprio bordão para bradar: "Você é ridículo", Everaldo.

Fonte: https://www.uol.com.br/esporte/ultimas- ... mpleto.htm

GilsonVGPR
Júnior
Júnior

Mensagem por GilsonVGPR » 20 Mai 2020, 12:01

Não é da atualidade, mas, merece a homenagem. Grande narrador.

Januário de Oliveira fala sobre narrações históricas que fez de jogos e gols Vasco
Terça-feira, 19/05/2020 - 13:41

Depois das séries com ex-jogadores relembrando jogos inesquecíveis e torcedores ilustres falando sobre a paixão pelo Vasco, nesta semana o Site Oficial vai conversar com algumas vozes importantes da imprensa esportiva, que narraram tantos momentos, gols e títulos especiais do Cruzmaltino. O primeiro entrevistado é Januário de Oliveira, que ficou eternizado por bordões como "cruel, muito cruel", "é disso que o povo gosta", "eeee o gol", dentre outros. Natural de Alegrete, no Rio Grande do Sul, Januário começou na Rádio Farroupilha, em Porto Alegre. No Rio, atuou nas rádios Mauá e Nacional, mas é muito lembrado pelas transmissões e apresentações de programas esportivos na TVE-RJ e na TV Bandeirantes.

O jogo marcante do Vasco que Januário de Oliveira narrou marcou o nascimento de um dos maiores ídolos da história do clube. Foi a vitória vascaína sobre o Santos por 5 a 3, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro de 1995. Era a estreia oficial de Juninho Pernambucano, que na época ainda não carregava o estado natal compondo seu nome. Anos depois, ele se tornaria o Reizinho da Colina e seria eternizado com as grandes conquistas.

- Sem dúvida o jogo inesquecível que narrei do Vasco foi a estreia do Juninho Pernambucano. Foi um jogo daqueles que "É disso que o povo gosta!", cheio de gols e emoção. É o tipo de jogo "cruel, muito cruel o jogador do Vasco" - conta o narrador, antes de completar que via talento em Juninho quando ele ainda jogava pelo Sport:

- Nem foi preciso esperar o primeiro gol no Vasco. Já tinha visto ele jogando em Recife, magrinho, pequeno e já muito habilidoso. Quando chegou ao Vasco, deu um show de bola. Literalmente explodiu tudo.

Outro jogador do Vasco que marcou Januário teve uma passagem rápida pelo Cruzmaltino, mas inesquecível para o narrador. Contratado junto a Portuguesa em 94, Dener chegou em São Januário mostrando sua principal característica: o drible. E num dia de muita insipiração do crauqe, o narrador acabou utilizando um adjetivo que seria eternizado pela sua voz com diversos jogadores mais pra frente: CRUEL, MUITO CRUEL!

- Um dos primeiros jogos do Dener pelo Vasco, quando ele veio da Portuguesa, ele participou de todos os gols e sofreu um pênalti, se machucou e teve que ser substituído. Num dos gols, foi fantástico. Ele saiu da área do Vasco, driblando e driblando, não deu pra ninguém, driblou um, dois, três, o primeiro ele driblou de novo, o goleiro saiu, ele driblou e entrou com bola e tudo. Eu gritei aquele gol com tanto entusiasmo, como se eu fosse um vascaíno roxo e comecei a usar todos os adjetivos que eu conhecia lindo, fantástico, maravilhoso... e me ocorreu o CRUEL! O Dener foi cruel com o Madureira. E assim surgiu - recorda.

Imagem

Atualmente, Januário vive em Natal com a sobrinha Daniela e a família dela. O eterno narrador perdeu a visão por conta da diabetes, mas ainda tem a cabeça lúcida e uma memória privilegiada. Por ter participado de tantos jogos marcantes da história do Vasco, ele não conseguiu escolher um gol especialmente como inesquecível. Segundo o narrador, todos os que ele narrou foram importantes e seguem na memória dos torcedores.

- Os gols, esses sim são os queridos de todos, pra mim em especial, me deixam extremamente orgulhoso e feliz! Espero ter passado um pouco do minha emoção em cada um deles. Eeeee o gol..... goooooooool! - brinca, antes de completar, falando sobre uma dupla que deu muitas alegrias aos vascaínos:

Imagem

- O gol ou os gols mais marcantes que narrei do Vasco acredito que tenham sido na década de 90. Naquela época os torcedores gritavam pelo campeonato, havia a briga pela coroa de Rei do Rio entre os atacantes dos quatro grande e depois a disputa se tornou interna entre Romário e Edmundo tornava tudo ainda mais competitivo. Teve a famosa frase do Romário: "agora a corte está completa, o rei, o príncipe e o bobo". A galera ia ao delírio. Cada gol de ambos já era uma atração à parte!

BATE-BOLA
Januário de Oliveira, narrador

1. Você teve diversos bordões que ficaram eternizados pelo público. Eles vinham espontaneamente?

Meus bordões surgiam espontaneamente. Naturalmente, quando me dava conta, já estava no ar e na boca do povo.

Confira alguns dos bordões de Januário de Oliveira

"Ta aí o que você queria, bola rolando…" - quando o juiz apitava o início da partida ou do segundo tempo.
"Tá lá um corpo estendido no chão" - para o jogador que caía machucado no gramado.
"Lá vem Geraldo e Enéas para mais um carreto da tarde", quando os maqueiros do Maracanã, Geraldo e Enéas, entravam em campo para retirar um jogador machucado.
"Vai sair o primeiro carreto da noite" - quando um jogador contundido era levado pela maca para fora do campo.
"Sinistro, muito sinistro…" - para falha grave de jogador ou árbitro.
"Cruel, muito cruel…" - para elogiar o jogador após o gol ou um lance bonito.
"É disso (Fulano), é disso que o povo gosta" - para o jogador (Fulano) que acabara de estufar as redes, marcando o gol.
"Golaço, aço, aço" - após um gol muito bonito.
"Olhos nos olhos, se passar fica na boa…" - quando o jogador com a posse da bola ficava frente a frente com um defensor.
"Pintou em cores vivas" - quando uma chance clara de gol era perdida.
"Tá na área, é agora, bateu..." - quando o jogador tinha uma chance de finalizar em gol.
"Tem cartão? Tem cartão? Não! Cartão de crédito para o jogador (Fulano)…" - quando um jogador cometia uma falta dura e o árbitro não lhe aplicava nenhuma punição.
"O(a) primeiro(a) só serviu como ensaio!" - quando ocorria a repetição de um lance (chute, cruzamento ou cobrança de falta) em sequência. Exemplo: escanteios cobrados consecutivamente; uma bola alçada na área duas ou mais vezes seguidas.
"Pega, não larga mais, não dá rebote pra ninguém!" - quando o goleiro fazia uma defesa firme, segura, sem rebote.
"Escancarou, escancarou legal (Fulano)..." - quando o jogador tinha um feito um gol.
"Eu vi, eu vi…" - para algum lance que ninguém viu, somente ele.
"Acabou o milho, acabou a pipoca, fim de papo." - quando o juiz apitava o fim do jogo.
"riririkakakaka, o Juiz despirocou…" - para um lance em que o juiz marcou algo de outro mundo.

2. Qual é o seu Vasco de todos os tempos?

Carlos Germano, Paulinho de Almeida, Brito, Fontana e Eduardo; Alcir, Roberto Dinamite e Tostão; Bebeto, Edmundo e Romário, o técnico: Antônio Lopes

3. Você sente muita saudade da época em que fazia as transmissões dos jogos no Maracanã e em São Januário?

Poxa vida! Qualquer um que tenha trabalhando na época em que trabalhei seguramente tem grandes recordações e muita vontade de voltar ao tempo para rever grandes jogos, jogadores e grandes colegas que me causam saudades. Ano passado estive no Maracanã e me emocionei bastante!

Imagem

Fonte: Site oficial do Vasco
Matéria NetVasco: https://www.netvasco.com.br/n/249484/ja ... gols-vasco

Responder

Voltar para “Papo de Arquibancada”