TRANSPORTE PÚBLICO

Área destinada para deixarmos registradas as nossas opiniões sobre tudo o que circunda a Economia, a Política e os Temas Sociais, do Brasil e do Mundo.
mspinheiro
Promessa
Promessa

Re: TRANSPORTE PÚBLICO

Mensagem por mspinheiro » 29 Jan 2016, 17:52

Hidari 28 escreveu:Caralho estou indo a pé pra todo lado com esse aumento absurdo das passagens e ninguém faz porra nenhuma :/
Adotei a bicicleta já há algum tempo. A infraestrutura cicloviária ainda é insuficiente e quando existe, temos que disputar espaço com carros que acham que ciclovia é área de estacionamento e pedestres que acham que é extensão da calçada.
Mas, apesar dos pesares, é uma alternativa viável aos ônibus lotados, caros e ruins, ao metrô-lata-de-sardinha, etc. e ainda é benéfico à saúde.
Já pagou seu DARF neste mês? Colabore! Imagem

Campanha de Bitcoins - Carteira Virtual VDZ: 1oVjnvgNnhnHu6QP3dG5woAmBD7hGijEb
Ajude o Vasco com um clique! Acesse: FaucetBox ePay Zebra

+ + + NÃO DIGO QUE SOU UM VASCAÍNO DOENTE, POIS DOENTE É QUEM NÃO É VASCAÍNO + + + (Carlos Drummond de Andrade)

mspinheiro
Promessa
Promessa

Mensagem por mspinheiro » 29 Jan 2016, 18:27

gmochel escreveu:Vocês sabem que o metrô no Rio é raquítico pq um empresário de ônibus vem há 20 anos ou mais pagando sintaticamente os vereadores para barrar projetos de expansão, né? Acho que o nome dele é Jacob Barata, algo assim. Esse escândalo surgiu há pouco tempo. O Jacob acho que é o dono da Redentor entre outras empresas.

Enviado de meu XT1078 usando Tapatalk
Sim, Mochel. O nome dele é Jacob Barata e, não por acaso, é sogro do ex-governador Sérgio Cabral. E não por acaso, a esposa do Cabral trabalha para a 1001, que é a maior empresa de ônibus do RJ (que faz principalmente linhas intermunicipais e interestaduais).

Só que o metrô é um serviço estadual, na verdade, a propina vai para os deputados estaduais. A propina para os vereadores é para sucatear cada vez mais os ônibus municipais, acabar com linhas, encurtá-las, encarecer as tarifas...

Algumas observações minhas, coloco para discussão no fórum, são o seguinte:
- A 1001 opera principalmente na região norte do estado do RJ: Campos, Macaé, Itaperuna, Região dos Lagos, etc.;
- O atual governador e o anterior, o prefeito da capital, o presidente e o ex-presidente da câmara estadual são do PMDB, todos de um mesmo núcleo de pilantragem;
- O ex-presidente da câmara estadual é originário da Região dos Lagos;
- O ex-governador é marido da filha do maior empresário de ônibus do município do Rio; Erro meu, desculpem
- A 1001 pegou a concessão da Ponte Rio-Niterói (mas perdeu na última licitação) e a concessão das barcas Rio x Niterói. Depois que perdeu a concessão da Ponte, começou a sacanear a operação das barcas;
- O governador isentou as empresas de ônibus de impostos estaduais;
- Os BRT utilizam ônibus articulados com vias dedicadas, sem engarrafamentos. Com isso, têm menos custo de combustível e menos custo com funcionários (1 motorista para 2 ônibus e sem cobrador), mas mantendo a mesma tarifa, o que beneficia as empresas de ônibus.

Talvez esses fatos expliquem a falta de investimento em metrô.

Lembrei de mais um fato, esse tirei do baú: Lembro que quando o governador era o Brizola (PDT), ele introduziu a CTC, que era uma empresa de ônibus do estado e concorria com o Barata, mas quando o Moreira Franco (PMDB) assumiu o governo, a primeira coisa que fez foi acabar com a CTC e dar a concessão das linhas para o Barata (municipais) e para a 1001 (intermunicipais).

Achei esse blog muito interessante de discussão sobre o transporte público no RJ: http://anadut.blogspot.com.br/2010/02/d ... o-rio.html
Editado pela última vez por mspinheiro em 01 Fev 2016, 13:12, em um total de 1 vez.
Já pagou seu DARF neste mês? Colabore! Imagem

Campanha de Bitcoins - Carteira Virtual VDZ: 1oVjnvgNnhnHu6QP3dG5woAmBD7hGijEb
Ajude o Vasco com um clique! Acesse: FaucetBox ePay Zebra

+ + + NÃO DIGO QUE SOU UM VASCAÍNO DOENTE, POIS DOENTE É QUEM NÃO É VASCAÍNO + + + (Carlos Drummond de Andrade)

Diego
Júnior
Júnior

Mensagem por Diego » 29 Jan 2016, 18:29

mspinheiro escreveu:
gmochel escreveu:Vocês sabem que o metrô no Rio é raquítico pq um empresário de ônibus vem há 20 anos ou mais pagando sintaticamente os vereadores para barrar projetos de expansão, né? Acho que o nome dele é Jacob Barata, algo assim. Esse escândalo surgiu há pouco tempo. O Jacob acho que é o dono da Redentor entre outras empresas.

Sim, Mochel. O nome dele é Jacob Barata e, não por acaso, é sogro do ex-governador Sérgio Cabral. E não por acaso, a esposa do Cabral trabalha para a 1001, que é a maior empresa de ônibus do RJ (que faz principalmente linhas intermunicipais e interestaduais).

Só que o metrô é um serviço estadual, na verdade, a propina vai para os deputados estaduais. A propina para os vereadores é para sucatear cada vez mais os ônibus municipais, acabar com linhas, encurtá-las, encarecer as tarifas...

- A 1001 opera principalmente na região norte do estado do RJ: Campos, Macaé, Itaperuna, Região dos Lagos, etc.;
- O atual governador e o anterior, o prefeito da capital, o presidente e o ex-presidente da câmara estadual são do PMDB, todos de um mesmo núcleo de pilantragem;
- O ex-governador é marido da filha do maior empresário de ônibus do município do Rio;
- A 1001 pegou a concessão da Ponte Rio-Niterói (mas perdeu na última licitação) e a concessão das barcas Rio x Niterói. Depois que perdeu a concessão da Ponte, começou a sacanear a operação das barcas;
- Os BRT utilizam ônibus articulados com vias dedicadas, sem engarrafamentos. Com isso, têm menos custo de combustível e menos custo com funcionários (1 motorista para 2 ônibus e sem cobrador), mas mantendo a mesma tarifa, o que beneficia as empresas de ônibus.

Lembrei de mais um fato, esse tirei do baú: Lembro que quando o governador era o Brizola (PDT), ele introduziu a CTC, que era uma empresa de ônibus do estado e concorria com o Barata, mas quando o Moreira Franco (PMDB) assumiu o governo, a primeira coisa que fez foi acabar com a CTC e dar a concessão das linhas para o Barata (municipais) e para a 1001 (intermunicipais).

Achei esse blog muito interessante de discussão sobre o transporte público no RJ: http://anadut.blogspot.com.br/2010/02/d ... o-rio.html

Ele não é sogro do Cabral cara. :affs:
As barcas são da CCR até se chamam, CCR Barcas.
Mas tem a operação das estações é coleguinha, que no ônibus normal não tem.

gmochel
Júnior
Júnior

Mensagem por gmochel » 29 Jan 2016, 19:35

mspinheiro escreveu:

- O ex-governador é marido da filha do maior empresário de ônibus do município do Rio;

Eu lembro que pra JPA não tinha ônibus que prestasse. Aí a CTC colocou duas linhas foguetes pra subir a Serra, 600 e 601 que tinham motor Volvo e deixavam 241, 268, 260 e 240 no chinelo. Primeira coisa que o moreira fez foi isso aí mesmo, começou a sucatear a CTC e passou de novo a porra das linhas pra Redentor. Bem depois eles compraram uns ônibus melhores mas aí o estrago ja estava feito.

olha essa perola

Imagem

Bruno Vascaíno
Júnior
Júnior

Mensagem por Bruno Vascaíno » 29 Jan 2016, 19:43

A CTC tinha ônibus articulados, lembro de andar neles quando criança...
Minha história no antigo fórum:
Bruno_Vascaíno
Status: Profissional
Registro: 6/1/2009

Bruno Vascaíno
Júnior
Júnior

Mensagem por Bruno Vascaíno » 29 Jan 2016, 19:48

Imagem

Bons tempos...
Minha história no antigo fórum:
Bruno_Vascaíno
Status: Profissional
Registro: 6/1/2009

VASCULHÃO
Juvenil
Juvenil

Mensagem por VASCULHÃO » 29 Jan 2016, 19:51

Jacob Barata tem participação em todas!; eu disse todas as empresas de ônibus lotação do RJ !... se não for todas, no mínimo 90% das...

afora outros negócios...

há quem diga que até hoje comercializa ouro.... como hobby é claro...
Imagem

Hidari 28
Profissional
Profissional

Mensagem por Hidari 28 » 29 Jan 2016, 19:53

mspinheiro escreveu:
Hidari 28 escreveu:Caralho estou indo a pé pra todo lado com esse aumento absurdo das passagens e ninguém faz porra nenhuma :/
Adotei a bicicleta já há algum tempo. A infraestrutura cicloviária ainda é insuficiente e quando existe, temos que disputar espaço com carros que acham que ciclovia é área de estacionamento e pedestres que acham que é extensão da calçada.
Mas, apesar dos pesares, é uma alternativa viável aos ônibus lotados, caros e ruins, ao metrô-lata-de-sardinha, etc. e ainda é benéfico à saúde.
kkk se você visse a estrada belford roxo amigo, saberia q aqui bicicleta só se for com pneu de trator
"Mais cedo ou mais tarde, você vai pagar por isso!" - Butters

VASCULHÃO
Juvenil
Juvenil

Mensagem por VASCULHÃO » 29 Jan 2016, 19:54

Bruno Vascaíno escreveu:A CTC tinha ônibus articulados, lembro de andar neles quando criança...
Imagem

Imagem
Imagem

REINALDO
Promessa
Promessa

Mensagem por REINALDO » 29 Jan 2016, 21:45

depois que o 217 passou pra nossa senhora das graças o serviço é horrivel

ma vontaDE dos motoristas, nao existe cobrador, nao existe ar condicionado

é uma merda.

Wagnersac
Benemérito
Benemérito

Mensagem por Wagnersac » 29 Jan 2016, 22:57

Lembro dos busóes gigantes da CTC.

Cheguei a andar no 261 na adolescência. Chamava de trem bala.

Mas essa discussao é mais sobre o tamanho do Estado do que sobre transportes.

Mais sobre eficiência e capacidade de investimento do Estado do que sobre concorrência e corrupção política.

A CTC era uma aberração e jamais deveria ter existido.
Imagem

FerramentaFJV10Fml
Juvenil
Juvenil

Mensagem por FerramentaFJV10Fml » 30 Jan 2016, 02:31

gmochel escreveu:
mspinheiro escreveu:

Eu lembro que pra JPA não tinha ônibus que prestasse. Aí a CTC colocou duas linhas foguetes pra subir a Serra, 600 e 601 que tinham motor Volvo e deixavam 241, 268, 260 e 240 no chinelo. Primeira coisa que o moreira fez foi isso aí mesmo, começou a sucatear a CTC e passou de novo a porra das linhas pra Redentor. Bem depois eles compraram uns ônibus melhores mas aí o estrago ja estava feito.

olha essa perola

Imagem
Filho, qualquer empresa que tentar qualquer coisa em JPA vai ter uma resposta dura da redentor. A única que conseguiu bater de frente foi a vera cruz diabo verde, que é do grupo Zé do pau, e mesmo assim só com uma linha. As outras duas que rodam aqui (litoral rio e Santa Maria, que são independentes) não fazem nem cócegas na redentor

FerramentaFJV10Fml
Juvenil
Juvenil

Mensagem por FerramentaFJV10Fml » 30 Jan 2016, 02:32

VASCULHÃO escreveu:Jacob Barata tem participação em todas!; eu disse todas as empresas de ônibus lotação do RJ !... se não for todas, no mínimo 90% das...

afora outros negócios...

há quem diga que até hoje comercializa ouro.... como hobby é claro...
Eu fiz uma lista páginas atrás das empresas dele, da uma olhada depois. Quem manda de fato no rio e a redentor

FerramentaFJV10Fml
Juvenil
Juvenil

Mensagem por FerramentaFJV10Fml » 30 Jan 2016, 02:48

Vou tentar resumir os grupos das empresas de ônibus, contando tanto municipal quanto intermunicipal, que eu sei

Grupo Guanabara (família barata):
Jabour
Verdun
Nossa senhora das graças
Transurb
Matias
Estrela
Tijuca
Alpha
Pendotiba (Niterói)
Ideal
Vila real
Nossa senhora de Lourdes (pequena porcentagem)
Salineira (interm)
Montes brancos (intermunicipal)
Nossa senhora da Penha (interm)
Expresso recreio
Normandy
Braso Lisboa
Araçatuba (Niterói)
Fácil (interm)
Única (interm)
Útil (interm)

Grupo redentor:
Redentor
Transportes barra
Transportes futuro

Grupo Zé do pau
Caprichosa
Três amigos
Expresso Garcia (interm)
Vera Cruz diabo verde (interm)

Grupo rubanil:
Rubanil
Transportes América
Madureira candelária
Tingua (interm)
Caravele (pequena porcentagem)

Grupo Breda:
Viacao VG (antiga city rio e Breda rio)
Expresso mangaratiba (interm)
Algarve (falida, antiga transportes oeste)
Rio rotas (falida)
Andorinha (falida)
Translitoranea (falida, antiga amigos unidos)
Ocidental (falida)
Santa Sofia (falida)
Via rio (falida)

Empresas independentes:
Paranapuan
Campo Grande/Penha rio
Expresso pegaso/viacao palmares
Litoral rio/translitoral
Vila Isabel
Pavunense
São Silvestre
Santa Maria
Estrela azul
Novacap
Bangú
Padre miguel

Grupo Julio Simões:
Real auto ônibus

Grupo JAL:
Viacao Acari
Transportes flores (interm)
Real rio (interm)
Mageli (interm)

Grupo fabio's:
Gire (antiga erig)
Fabio's (interm)
Vera Cruz (caxias)

grupo rio ita (todas intermunicipais):
Rio ita
Fagundes
Maravilha
Rio de Janeiro
Rio Minho

Ainda tem muito mais, isso é só oq eu sei
Editado pela última vez por FerramentaFJV10Fml em 30 Jan 2016, 04:25, em um total de 3 vezes.

plancton
Promessa
Promessa

Mensagem por plancton » 30 Jan 2016, 03:09

acho que um dos tipos de "máfia" mais bem instalados no Brasil são as empresas de transportes terrestres... municipal, intermunicipal e interestadual...

FerramentaFJV10Fml
Juvenil
Juvenil

Mensagem por FerramentaFJV10Fml » 30 Jan 2016, 03:22

plancton escreveu:acho que um dos tipos de "máfia" mais bem instalados no Brasil são as empresas de transportes terrestres... municipal, intermunicipal e interestadual...
Sócios da pegaso e da jabour tbm dominam o transporte em Lisboa. Eles são sócios de uma empresa de lá, que inclusive útiliza a antiga pintura de frescão da pegaso

FerramentaFJV10Fml
Juvenil
Juvenil

Mensagem por FerramentaFJV10Fml » 30 Jan 2016, 03:26

REINALDO escreveu:depois que o 217 passou pra nossa senhora das graças o serviço é horrivel

ma vontaDE dos motoristas, nao existe cobrador, nao existe ar condicionado

é uma merda.
Enquanto isso a troncal 1, que é um pool entre graças é real, opera com 52 ônibus, fazendo o trajeto entre a central e a praça general Osório, isso porque houve racionalização, antes era ainda mais.

plancton
Promessa
Promessa

Mensagem por plancton » 30 Jan 2016, 03:44

FerramentaFJV10Fml escreveu:
plancton escreveu:acho que um dos tipos de "máfia" mais bem instalados no Brasil são as empresas de transportes terrestres... municipal, intermunicipal e interestadual...
Sócios da pegaso e da jabour tbm dominam o transporte em Lisboa. Eles são sócios de uma empresa de lá, que inclusive útiliza a antiga pintura de frescão da pegaso
opa, desculpa, mas não sou do Rio e não entendi direito o que você disse.. só entendo da máfia de Manaus mesmo haha
"em Lisboa" que você disse é tipo... Lisboa - PT? Oo :huh:

FerramentaFJV10Fml
Juvenil
Juvenil

Mensagem por FerramentaFJV10Fml » 30 Jan 2016, 03:49

plancton escreveu:
opa, desculpa, mas não sou do Rio e não entendi direito o que você disse.. só entendo da máfia de Manaus mesmo haha
sim. E pq tipo, a pegaso tem o monopólio da zona oeste pobre, e apesar disso é uma das piores empresas da cidade. A jabour é uma cisão da pegaso (se separou nos anos 80), e que hoje é do jacob barata, mas é uma empresa top no rio, sem dúvidas a melhor da zona oeste. A pegaso era do barata até os anos 90. Os caras alegam que não tem dinheiro pra investir em linhas na zona oeste, atrasam salários de seus funcionários, mas conseguem investir e quase monopolizar o transporte em outro país, como pode isso??

plancton
Promessa
Promessa

Mensagem por plancton » 30 Jan 2016, 04:13

plancton escreveu:
FerramentaFJV10Fml escreveu: Sócios da pegaso e da jabour tbm dominam o transporte em Lisboa. Eles são sócios de uma empresa de lá, que inclusive útiliza a antiga pintura de frescão da pegaso
sim. E pq tipo, a pegaso tem o monopólio da zona oeste pobre, e apesar disso é uma das piores empresas da cidade. A jabour é uma cisão da pegaso (se separou nos anos 80), e que hoje é do jacob barata, mas é uma empresa top no rio, sem dúvidas a melhor da zona oeste. A pegaso era do barata até os anos 90. Os caras alegam que não tem dinheiro pra investir em linhas na zona oeste, atrasam salários de seus funcionários, mas conseguem investir e quase monopolizar o transporte em outro país, como pode isso??
em Manaus tem algo parecido... uma empresa que, em Manaus, trabalhava mais com transportes urbanos, no Sul inteiro do país é uma gigante intermunicipal e interestadual... na última licitação, deram ordem para alterarem todas as empresas por conta dos esquemas, claro que laranjas assumiram empresas com nomes diferentes e continuaram os mesmos mafiosos kk hoje, esta empresa do Sul que tem um dos donos como deputado federal por... Rondônia, se não me engano, possui 3 das 10 empresas que ganharam a licitação válida até 2020 pelo transporte público urbano de Manaus e são um dos maiores apoiadores do asfaltamento da BR-319 (Manaus-Porto Velho), pois eles, mesmo sem asfalto, tem permissão para realizar este transporte de passageiros haha

viva o Brasil! :pens: :bucks: :fjv:
:bangh: :bangh: :bangh: :bangh: :bangh:

Ricco_Alone
Promessa
Promessa

Mensagem por Ricco_Alone » 30 Jan 2016, 11:17

VASCORAGEM escreveu:Não gostei dessa mudança dos ônibus. E isso já vem acontecendo há anos, primeiro padronizaram a cor dos ônibus, era muito melhor quando eles eram coloridos, a pessoa já conhecia de longe. Depois mudaram uma porção de números já tradicionais, e agora as linhas todas. Esse prefeito parece maluco ou gosta muito de aparecer. Quanto aos BRTs eu também acho um tremendo desperdício. Ali deveria ser feito trilhos pra trens e não estradas que vivem vazias onde só passa o tal ônibus de tantos em tantos minutos.

acho q n colocaram veiculos sobre trilhos trem/metro por conta q deveriam ser suspensos ou em tuneis tem muito cruzamento sobre o brt e tem tb aquele :din: :din: :din: :din: para os empresarios n importa se a obra é maquiagem o importante é babar o saco certo para subir nas vida :acclaim: :acclaim: :acclaim:
Vamos comemorar como idiotas, carioquinha e ida pra serie "A" Celebrar nossa desunião ganância e difamação, voto dos analfabetos Q AGORA Ñ TEM + DIREITO, Vamos celebrar aberração tudo isso com festa, velório e caixão
a festa da torcida campeã.

Mohammed Lisboa
Profissional
Profissional

Mensagem por Mohammed Lisboa » 30 Jan 2016, 17:46

Onde vocês leram esse papo de metrô em JPA?
FORA EURICO!!

Ro-crvg
Benemérito
Benemérito

Mensagem por Ro-crvg » 30 Jan 2016, 19:33

Aqui na minha cidade vai aumenta de uma lapada só, de 2,65 para 2,90, vai ter um grande protesto aqui, mas não da esquerda com aqueles grupos partidários, é da população mesmo.
Imagem

FerramentaFJV10Fml
Juvenil
Juvenil

Mensagem por FerramentaFJV10Fml » 31 Jan 2016, 03:34

Mohammed Lisboa escreveu:Onde vocês leram esse papo de metrô em JPA?
Cara, nem sonha, o metrô só entra aqui se for administrado pela redentor.

cristiangomees
Juvenil
Juvenil

Mensagem por cristiangomees » 31 Jan 2016, 04:01

transporte no RJ é pura treta, tive a sorte de trabalhar pra uma Representante de onibus Neobus, e também trabalhei pra Bandeirantes nas intalações do sistema de propaganda tanto dos onibus do centro do Rj, dos BRT's e das Estações.
Vi muita empresa RICA, que deixa seus onibus fudidos meio que, de propósito

gmochel
Júnior
Júnior

Mensagem por gmochel » 31 Jan 2016, 06:18

Trasporte público deveria ser explorado pelo estado. Uma empresa privada só vai ter lucro se trabalhar com superlotação ou com preços exorbitantes. Nenhum desses é bom para o público. Transporte é uma área estratégica para o funcionamento do resto da economia, por isso vale a pena o subsídio.

FerramentaFJV10Fml
Juvenil
Juvenil

Mensagem por FerramentaFJV10Fml » 31 Jan 2016, 11:39

cristiangomees escreveu:transporte no RJ é pura treta, tive a sorte de trabalhar pra uma Representante de onibus Neobus, e também trabalhei pra Bandeirantes nas intalações do sistema de propaganda tanto dos onibus do centro do Rj, dos BRT's e das Estações.
Vi muita empresa RICA, que deixa seus onibus fudidos meio que, de propósito
Pegaso, Transurb, Verdun, graças, aposto como foi uma dessas kkkkkk

Victor_92
Júnior
Júnior

Mensagem por Victor_92 » 31 Jan 2016, 11:55

Aqui na minha região quem manda é VG (antiga City Rio e Breda Rio) até hoje não entendo como uma empresa muda tanto de nome assim, opera as linhas 484, 483, 497, 498, 485 e outras.

Outra empresa horrível é a Paranapuan que divide a ilha do governador com a Ideal, a diferença entre as duas é brutal.

FerramentaFJV10Fml
Juvenil
Juvenil

Mensagem por FerramentaFJV10Fml » 31 Jan 2016, 12:12

Victor_92 escreveu:Aqui na minha região quem manda é VG (antiga City Rio e Breda Rio) até hoje não entendo como uma empresa muda tanto de nome assim, opera as linhas 484, 483, 497, 498, 485 e outras.

Outra empresa horrível é a Paranapuan que divide a ilha do governador com a Ideal, a diferença entre as duas é brutal.
A VG até que respeita os horários, é uma empresa regular. A mudança de nomes e pra não pagar dívidas.
Sobre a paranapuan, não dou até o fim do ano pra ela fechar as portas

Victor_92
Júnior
Júnior

Mensagem por Victor_92 » 31 Jan 2016, 12:17

Victor_92 escreveu:Aqui na minha região quem manda é VG (antiga City Rio e Breda Rio) até hoje não entendo como uma empresa muda tanto de nome assim, opera as linhas 484, 483, 497, 498, 485 e outras.

A VG até que respeita os horários, é uma empresa regular. A mudança de nomes e pra não pagar dívidas.
Sobre a paranapuan, não dou até o fim do ano pra ela fechar as portas
me expressei mal a City Rio é boa, ônibus novos, não demoram muito, principalmente seus motoristas corredores de formula 1 :lol:

Ruim mesmo é a Paranapuan a 634 está sendo operada por outra empresa agora.

Sobre a mudança dos nomes eles criam outro CNPJ ? como fogem das dívidas anterior ?

Voltar para “Economia, Política e Temas Sociais”