CORONAVÍRUS (COVID-19)

Área destinada para deixarmos registradas as nossas opiniões sobre tudo o que circunda a Economia, a Política e os Temas Sociais, do Brasil e do Mundo.
Matheus
Grande Benemérito
Grande Benemérito

CORONAVÍRUS (COVID-19)

Mensagem por Matheus » 12 Mar 2020, 14:06

Imagem

Os coronavírus são um grupo de vírus de genoma de RNA simples de sentido positivo (serve diretamente para a síntese proteica), conhecidos desde meados dos anos 1960. Pertencem à subfamília taxonómica Orthocoronavirinae da família Coronaviridae, da ordem Nidovirales.

A pandemia de COVID-19 é uma pandemia que está a decorrer da doença respiratória aguda (COVID-19) causada pelo Coronavírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave 2 (SARS-CoV-2). A doença foi identificada pela primeira vez em Wuhan, Hubei, China, em 1 dezembro de 2019 com um grupo emergente de pessoas com pneumonia de causa desconhecida, ligadas principalmente a vendedores ambulantes que trabalhavam no Mercado de Frutos do Mar de Huanan, que também vendia animais vivos.

Sinais e sintomas

O período de incubação é de 2 a 14 dias. Os sintomas mais comuns entre esse grupo hospitalizado pelo coronavírus foram febre, tosse e falta de ar. Dores musculares e de cabeça, bem como confusão mental, irritação na garganta e desconforto no peito também foram observados.

Transmissão

A transmissão do vírus pode se dar:

- Por meio de tosse ou espirro;
- Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
- Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido então de contato com a boca, nariz ou olhos.

Entre os grupos de risco estão qualquer pessoa que cuidou do paciente, incluindo profissionais de saúde ou familiares, que tenha tido contato físico com o paciente ou que tenha permanecido no mesmo local que o paciente doente.

Prevenção

Não existe atualmente um tratamento médico ou vacina eficaz contra o COVID-19, embora estejam em andamento esforços para desenvolvê-los.

Para prevenir a infecção, a OMS recomenda lavar as mãos regularmente, cobrindo a boca e o nariz ao tossir e espirrar e evitar o contato próximo com alguém que mostre sintomas de doença respiratória (como tossir e espirrar).

Imagem

Distribuição geográfica

Imagem

OMS declara pandemia de coronavírus

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou nesta quarta-feira (11) a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). Segundo o órgão, o número de pacientes infectados, de mortes e de países atingidos deve aumentar nos próximos dias e semanas. Apesar disso, os diretores ressaltaram que a declaração não muda as orientações, e que os governos devem manter o foco na contenção da circulação do vírus.

Na prática, o termo pandemia se refere ao momento em que uma doença já está espalhada por diversos continentes com transmissão sustentada entre as pessoas.

https://g1.globo.com/bemestar/coronavir ... irus.ghtml

Brasil registra 60 casos do novo coronavírus

O Ministério da Saúde divulgou na manhã desta quinta-feira (12), durante entrevista à imprensa, que há oito novos casos confirmados do coronavírus no Brasil. O número subiu de 52 para 60. Os novos registros são do Paraná (seis casos) e no Rio Gande do Sul (mais dois pacientes).

Atualmente são monitorados 930 casos suspeitos e 947 foram descartados. Do total de casos confirmados, nove (15%) são por transmissão local, quando é possível relacionar o doente a um caso confirmado; e 51 (85%) dos casos são importados, ou seja, de pessoas que viajaram ao exterior.

Os casos confirmados no Brasil estão divididos em nove estados: São Paulo (30), Rio de Janeiro (13), Bahia (dois), Minas Gerais (um), Distrito Federal (dois), Rio Grande do Sul (quatro), Paraná (seis), Alagoas (um), Espírito Santo (um).

https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/ ... sta-quinta
Não vi Pelé, mas vi Ribamar.

Matheus
Grande Benemérito
Grande Benemérito

Re: CORONAVÍRUS (COVID-19)

Mensagem por Matheus » 12 Mar 2020, 14:11

Já preparei meu estoque de papel higiênico.

SOYCD
Júnior
Júnior

Mensagem por SOYCD » 12 Mar 2020, 14:12

Quando foi a última grande doença? E nem falo em cancer ou aids, mas dessas que se espalham como uma praga biblica.
Muiyos oportunistas irão ver isso como um sinal para manipular a fé dos que não tem tanto conhecimento.
Já até vejo a universal vendendo alcool em gel abençoado.

Julio CRVG
Júnior
Júnior

Mensagem por Julio CRVG » 12 Mar 2020, 14:15

Matheus escreveu:
12 Mar 2020, 14:11
Esta com diarreia ?Brincadeira Matheus , rs , muito importante este topico !!
C.R. VASCO DA GAMA - TUA HISTÓRIA É TUA GLÓRIA !

Spawn
Júnior
Júnior

Mensagem por Spawn » 12 Mar 2020, 14:17

É bom deixar claro que é um vírus pouco letal (para jovens, saudáveis), mas que espalha muito rápido. Não se faz necessário haver pânico, devemos ter consciência para não ser um vetor da doença e acabar infectando o pessoal da 3 idade, não deixa a doença chegar nas comunidades mais pobres.
Imagem Imagem

Optimus Prime
Júnior
Júnior

Mensagem por Optimus Prime » 12 Mar 2020, 14:18

Spawn escreveu:
12 Mar 2020, 14:17
É bom deixar claro que é um vírus pouco letal (para jovens, saudáveis), mas que espalha muito rápido. Não se faz necessário haver pânico, devemos ter consciência para não ser um vetor da doença e acabar infectando o pessoal da 3 idade, não deixa a doença chegar nas comunidades mais pobres.
:band: :ed2:

Max17max
Júnior
Júnior

Mensagem por Max17max » 12 Mar 2020, 14:30

Eu admito que tô reagindo a esse vírus igual um terraplanista adepto de teorias da conspiração

Sei lá cara.. Se é tão inofensivo quanto dizem ser,pq esse estrago todo? Países literalmente parando por uma gripe. "Ah mas é pq espalha rápido" isso não me parece algo esclarecedor.

Bacurau
Júnior
Júnior

Mensagem por Bacurau » 12 Mar 2020, 14:48

Ah sim, melhor se precaver dentro do possível e sem entrar na histeria. Com saúde não pago para ver.

Medo eu tenho mesmo é da meningite. Todo ano ela aparece aqui pelo sul e ainda assim muito gente simplesmente a ignora.

Guilherme /+/
Júnior
Júnior

Mensagem por Guilherme /+/ » 12 Mar 2020, 15:06

Vários esportes parando, isso gera um prejuízo absurdo, não acredito que seja tão "inofensiva" assim
Jordi/F.Miguel/Lucão
Pikachu/Mailton/Nathan
Breno/Emerson/Ulisses
Castan/Ricardo/Miranda
Ramon/Henrique/AlexandreMelo
Souza/B.Gomes/Raul
Guarin/Andrey/C.Lopes/Juninho
Fábio Lima/Serginho/MarcosJr.
Keno/Rossi/Pec
Talles Magno/Marrony/Vnicius
Cano/Kardec/Laranjeira
Téc: Abel

vigo
Capitão
Capitão

Mensagem por vigo » 12 Mar 2020, 15:09

Max17max escreveu:
12 Mar 2020, 14:30
Eu admito que tô reagindo a esse vírus igual um terraplanista adepto de teorias da conspiração

Sei lá cara.. Se é tão inofensivo quanto dizem ser,pq esse estrago todo? Países literalmente parando por uma gripe. "Ah mas é pq espalha rápido" isso não me parece algo esclarecedor.
A letalidade geral dele é baixa, menor que SARS, MERS e muito menor que ébola, porém sobe consideravelmente na 3ª idade, pois são pessoas mais "frágeis", em geral.
Antes, que me crucifiquem, a 3ª idade engloba pessoas entre 61 e 90 anos! A maioria já possui outros problemas de saúde, sedentarismo, solidão, etc.

No Hemisfério Norte reina o inverno, ou seja temperaturas baixas, ambientes fechados, aglomerações pelo aquecimento destes ambientes. Então o temor de mortes é justificado, já que o vírus é bem célere e facilzinho de passar.

Populações na miséria, mal alimentadas, com doenças crônicas também devem ser um prato cheio pro horror do COVID, mas aqui não é bem o caso da Europa e EUA. E na África, ninguém tem um monitoramento efetivo, além da população ser tristemente vitimada por diferentes mazelas.

vigo
Capitão
Capitão

Mensagem por vigo » 12 Mar 2020, 15:14

outro motivo pra tanta precaução por parte das autoridades: mutações gênicas.
vírus são organismos infernais que sofrem mutações diversas entre suas cepas
a maioria destas mutações são inócuas, isto é não alteram ou acrescentam periculosidade ao mesmo, mantendo o status quo de perigo
mas, basta uma mutação perversa pra desandar tudo
a mutação pode acelerar processos degenerativos ou associar outros efeitos colaterais à patologia, fugindo do prognóstico original e dificultando sua mitigação.

Douglasrdcd
Juvenil
Juvenil

Mensagem por Douglasrdcd » 12 Mar 2020, 15:15

No começo não levei a serio, mas vários países estão parando por conta do coronavírus. bem preocupante.
Voltaremos a ser gigante

Fernando Henrique
Júnior
Júnior

Mensagem por Fernando Henrique » 12 Mar 2020, 15:20

vigo escreveu:
12 Mar 2020, 15:09
Max17max escreveu:

A letalidade geral dele é baixa, menor que SARS, MERS e muito menor que ébola, porém sobe consideravelmente na 3ª idade, pois são pessoas mais "frágeis", em geral.
Antes, que me crucifiquem, a 3ª idade engloba pessoas entre 61 e 90 anos! A maioria já possui outros problemas de saúde, sedentarismo, solidão, etc.

No Hemisfério Norte reina o inverno, ou seja temperaturas baixas, ambientes fechados, aglomerações pelo aquecimento destes ambientes. Então o temor de mortes é justificado, já que o vírus é bem célere e facilzinho de passar.

Populações na miséria, mal alimentadas, com doenças crônicas também devem ser um prato cheio pro horror do COVID, mas aqui não é bem o caso da Europa e EUA. E na África, ninguém tem um monitoramento efetivo, além da população ser tristemente vitimada por diferentes mazelas.
Por isso mesmo que fico preocupado. Tenho 25, mas possuo uma asma moderada, geralmente tenho controle sobre ela, porém no Inverno sofro crise que só é resolvida tomando remédios. Com o Inverno chegando aí, bem provável que o surto de Coronavírus por aqui aumente. E sinceramente, não sei como ficará a situação dos campeonatos por aqui, se lá na Europa, o Italiano tá com portões fechados e o Espanhol paralisado, imagine aqui.
Editado pela última vez por Fernando Henrique em 12 Mar 2020, 16:18, em um total de 1 vez.

Rigoni
Júnior
Júnior

Mensagem por Rigoni » 12 Mar 2020, 15:35

Fernando Henrique escreveu:
12 Mar 2020, 15:20
vigo escreveu:
12 Mar 2020, 15:09
Max17max escreveu:

Por isso mesmo que fico preocupado. Tenho 25, mas possuo uma arma moderada, geralmente tenho controle sobre ela, porém no Inverno sofro crise que só é resolvida tomando remédios. Com o Inverno chegando aí, bem provável que o surto de Coronavírus por aqui aumente. E sinceramente, não sei como ficará a situação dos campeonatos por aqui, se lá na Europa, o Italiano tá com portões fechados e o Espanhol paralisado, imagine aqui.
Cuidado com essa porra no inverno então.
Vai que sai disparando em geral, tá doido.
MALDITO SEJA, ALEXANDRE CAMPELLO!

Marcelo Barão
Juvenil
Juvenil

Mensagem por Marcelo Barão » 12 Mar 2020, 15:45

A minha maior preocupação é que aqui no Brasil as decisões das autoridades sempre são tomadas tardiamente. No início de 2009, um surto de dengue se iniciou aqui no Rio. Porém o então governador Sérgio Cabral, convocou uma coletiva de imprensa para informar a população que não havia surto algum e nem risco de algo parecido. Depois de algumas semanas, ficou bastante claro que ele tomou essa atitude para não prejudicar a vinda de turistas estrangeiros e de outros estados do Brasil para o carnaval. E no mês seguinte em março, as Forças Armadas tiveram que montar hospitais improvisados em praças públicas, porque os hospitais públicos não estavam mais conseguindo atender a demanda de casos de dengue no estado.
Imagem

Rigoni
Júnior
Júnior

Mensagem por Rigoni » 12 Mar 2020, 16:05

Marcelo Barão escreveu:
12 Mar 2020, 15:45
A minha maior preocupação é que aqui no Brasil as decisões das autoridades sempre são tomadas tardiamente. No início de 2009, um surto de dengue se iniciou aqui no Rio. Porém o então governador Sérgio Cabral, convocou uma coletiva de imprensa para informar a população que não havia surto algum e nem risco de algo parecido. Depois de algumas semanas, ficou bastante claro que ele tomou essa atitude para não prejudicar a vinda de turistas estrangeiros e de outros estados do Brasil para o carnaval. E no mês seguinte em março, as Forças Armadas tiveram que montar hospitais improvisados em praças públicas, porque os hospitais públicos não estavam mais conseguindo atender a demanda de casos de dengue no estado.
Ainda mais com esses "novos" políticos (Trump, Bolsonaro, etc.) que raramente encaram algo com seriedade.
Até o PIB é piada aqui.
MALDITO SEJA, ALEXANDRE CAMPELLO!

Marcelo Barão
Juvenil
Juvenil

Mensagem por Marcelo Barão » 12 Mar 2020, 16:18

Rigoni escreveu:
12 Mar 2020, 16:05
Marcelo Barão escreveu:
12 Mar 2020, 15:45
Ainda mais com esses "novos" políticos (Trump, Bolsonaro, etc.) que raramente encaram algo com seriedade.
Até o PIB é piada aqui.
Acredito que esses 2 aí que vc mencionou, a partir de agora vão encarar o problema com muita seriedade. O Secretário da Presidência foi diagnosticado com CV. Na semana passada ele tomou café da manhã com Bolsonaro em uma sala privativa de um hotel em Miami e jantou com Trump.
Imagem

Fernando Henrique
Júnior
Júnior

Mensagem por Fernando Henrique » 12 Mar 2020, 16:25

Rigoni escreveu:
12 Mar 2020, 15:35
Cuidado com essa porra no inverno então.
Vai que sai disparando em geral, tá doido.
kkkkkkkkkkk Já corrigi o meu post, se preocupa não.

Zdenek
Júnior
Júnior

Mensagem por Zdenek » 12 Mar 2020, 16:42

Vamos lá

Covid19 é o nome da doença, o vírus oficialmente é SARS-CoV-2.

Existe um estudo grande da New England Journal of Medicine, a maior de saúde no mundo, que mostra que a taxa de letalidade é de aproximadamente 2% em indivíduos jovens e hígidos, aumentando consideravelmente a partir dos 70 anos.

O família de virus não é nova, já existe relato da mesma desde a década de 70. O SARS-CoV-2 é que foi recentemente isolado.

Existem estudos demonstrando um índice de recuperação acima de 60% em acometidos pelo mesmo.

O que que hoje ainda gera dúvida? Por ser uma estirpe nova, ainda não tem muito estudo dos possíveis efeitos a longo prazo.

A curto prazo já se sabe que ela pode cursar com SARA e/ou pneumonia.

Não há motivo para histeria e muito menos para letargia.

A Covid19 não é uma gripe como já teve gente dizendo (nem da mesma família é) e nem é o apocalipse.

Lavando as mãos, tapando a boca, evitando sair de casa em caso de sintomas, evitando aglomerações, o risco de infecção já cai potencialmente.

O Brasil está preparado para a Covid19?

Opinião meramente pessoal: Não. A atenção básica que já ajudaria muito vem sendo criminosamente sucateada nacionalmente, o SUS está sucateado abruptamente (já nasceu sendo) e a rede privada não vai querer seguir protocolo de atendimento para os casos de Covid19. Qual seria? Uma equipe exclusiva para atendimento desses pacientes, isto é, um pessoal que não pode sair daquele ambiente para ir para outro fazer nada. Como fisioterapeuta, acho difícil as grandes redes privadas abrirem mão de contratar um fisioterapeuta para o CTI e um para cobrir andar e emergência. O que provavelmente vai acontecer é a rede privada pagar um monte de plantão coringa para médico residente de hospital público e explorar e equipe "assistencial".
"Eu quero ser lembrado como alguém cuja vida foi útil à humanidade" - Thomas Sankara

luizeduardosn
Promessa
Promessa

Mensagem por luizeduardosn » 12 Mar 2020, 17:08

iiiiiih e no Maraca eu vou tossir...
em São Janú vou espirrar...
Corona vírus é o caralhoooo!
Eu vim ver o gol do RIBAMAR!!!!

Montmor
Promessa
Promessa

Mensagem por Montmor » 12 Mar 2020, 17:11

Spawn escreveu:
12 Mar 2020, 14:17
A grande preocupação é que ele se alastra muito rapido e é 10x mais letal que a gripe(Não que seja muito), mas em larga escala ele pode causar mortes pra crl, se a taxa de mortalidade média for 2%, se 1bi de pessoas forem infectadas, podemos ter 20mi de mortos, o que é coisa pra crl.

Matheus
Grande Benemérito
Grande Benemérito

Mensagem por Matheus » 12 Mar 2020, 17:19

Zdenek escreveu:
12 Mar 2020, 16:42
Vamos lá

Covid19 é o nome da doença, o vírus oficialmente é SARS-CoV-2.

Existe um estudo grande da New England Journal of Medicine, a maior de saúde no mundo, que mostra que a taxa de letalidade é de aproximadamente 2% em indivíduos jovens e hígidos, aumentando consideravelmente a partir dos 70 anos.

O família de virus não é nova, já existe relato da mesma desde a década de 70. O SARS-CoV-2 é que foi recentemente isolado.

Existem estudos demonstrando um índice de recuperação acima de 60% em acometidos pelo mesmo.

O que que hoje ainda gera dúvida? Por ser uma estirpe nova, ainda não tem muito estudo dos possíveis efeitos a longo prazo.

A curto prazo já se sabe que ela pode cursar com SARA e/ou pneumonia.

Não há motivo para histeria e muito menos para letargia.

A Covid19 não é uma gripe como já teve gente dizendo (nem da mesma família é) e nem é o apocalipse.

Lavando as mãos, tapando a boca, evitando sair de casa em caso de sintomas, evitando aglomerações, o risco de infecção já cai potencialmente.

O Brasil está preparado para a Covid19?

Opinião meramente pessoal: Não. A atenção básica que já ajudaria muito vem sendo criminosamente sucateada nacionalmente, o SUS está sucateado abruptamente (já nasceu sendo) e a rede privada não vai querer seguir protocolo de atendimento para os casos de Covid19. Qual seria? Uma equipe exclusiva para atendimento desses pacientes, isto é, um pessoal que não pode sair daquele ambiente para ir para outro fazer nada. Como fisioterapeuta, acho difícil as grandes redes privadas abrirem mão de contratar um fisioterapeuta para o CTI e um para cobrir andar e emergência. O que provavelmente vai acontecer é a rede privada pagar um monte de plantão coringa para médico residente de hospital público e explorar e equipe "assistencial".
:ed2:

Matheus
Grande Benemérito
Grande Benemérito

Mensagem por Matheus » 12 Mar 2020, 17:19

Julio CRVG escreveu:
12 Mar 2020, 14:15
Matheus escreveu:
Não estou, mas vai que começa. :coco:

Papel higiênico está em falta em Portugal e na Espanha

https://pleno.news/mundo/papel-higienic ... panha.html

Matheus
Grande Benemérito
Grande Benemérito

Mensagem por Matheus » 12 Mar 2020, 17:20

Libertadores suspensa.

Acho que é questão de tempo para as competições nacionais e estaduais no Brasil seguirem o mesmo caminho.

Julio CRVG
Júnior
Júnior

Mensagem por Julio CRVG » 12 Mar 2020, 17:25

Matheus escreveu:
12 Mar 2020, 17:19
Julio CRVG escreveu:
12 Mar 2020, 14:15
Matheus escreveu:
Não estou, mas vai que começa. :coco:

Papel higiênico está em falta em Portugal e na Espanha

https://pleno.news/mundo/papel-higienic ... panha.html
So tomar um banho , rs , agua nao esta faltando ainda !!

Fernando Henrique
Júnior
Júnior

Mensagem por Fernando Henrique » 12 Mar 2020, 17:26

Matheus escreveu:
12 Mar 2020, 17:20
Libertadores suspensa.

Acho que é questão de tempo para as competições nacionais e estaduais no Brasil seguirem o mesmo caminho.
Nada, a FERJ vai prosseguir com o carioquinha até o fim, mesmo que haja apenas dois jogadores aptos em campo! Afinal pra quem fez o Caixão 2002, vale tudo!

Julio CRVG
Júnior
Júnior

Mensagem por Julio CRVG » 12 Mar 2020, 17:27

Matheus escreveu:
Libertadores suspensa.

Grenal era hoje , entao nao vai ter o jogo ?!

Zdenek
Júnior
Júnior

Mensagem por Zdenek » 12 Mar 2020, 17:30

O problema da Covid19 no Brasil não vai ser nem o estrago causado pela doença, mas o estrago causado pelo "entorno".

Seguridade social foi acabada no Brasil com a "reforma".

Os postos de saúde da atenção básica foram sucateados e destruídos quando passados para a OSS.

O SUS está sendo degradado e sempre foi subfinanciado desde o início.

As faculdades que produzem conhecimento estão na mão de um imbecil que nem escrever certo consegue.

Em nome do "deus-mercado" pode morrer muita gente.

Rede privada não faz vigilância epidemiológica, nem atenção primária, não são lucrativas. Conheço vários médicos residentes da UFRJ que dão plantão nos hospitais de famosos redes privadas no Rio.

Se tivéssemos uma política séria no Brasil, seria uma oportunidade de ouro para reforçar a saúde pública.
"Eu quero ser lembrado como alguém cuja vida foi útil à humanidade" - Thomas Sankara

Matheus
Grande Benemérito
Grande Benemérito

Mensagem por Matheus » 12 Mar 2020, 17:32

Julio CRVG escreveu:
12 Mar 2020, 17:27
Matheus escreveu:
Libertadores suspensa.

Grenal era hoje , entao nao vai ter o jogo ?!
A suspensão só começa a valer na próxima semana.

Grenal mantido. :LIKE:

Matheus
Grande Benemérito
Grande Benemérito

Mensagem por Matheus » 12 Mar 2020, 17:32

Fernando Henrique escreveu:
12 Mar 2020, 17:26
Matheus escreveu:
Libertadores suspensa.

Nada, a FERJ vai prosseguir com o carioquinha até o fim, mesmo que haja apenas dois jogadores aptos em campo! Afinal pra quem fez o Caixão 2002, vale tudo!
Não conhecia esse caso, dei uma pesquisa aqui. Que bizarro, rs.

Responder

Voltar para “Economia, Política e Temas Sociais”