QUALIDADE DO SONO! NOTÍVAGO E MATUTINO

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Franciscano.Vascaíno
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QUALIDADE DO SONO! NOTÍVAGO E MATUTINO

Mensagem por Franciscano.Vascaíno » 10 Dez 2016, 04:08

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Pessoas com o gene da "verpertilidade" têm predisposição para acordar tarde
Alvo de críticas de familiares e amigos, quem gosta de ficar na cama até a hora do almoço pode ter um motivo científico para a "vagabundagem": o distúrbio do sono atrasado. O assunto foi um dos temas abordados no 6º Congresso Brasileiro do Cérebro, Comportamento e Emoções, que aconteceu recentemente em Gramado.

O organismo humano tem um ciclo diário, de modo que os níveis hormonais e a temperatura do corpo se alteram ao longo do dia e da noite. Depois do almoço, por exemplo, o corpo trabalha para fazer a digestão e, conseqüentemente, a temperatura sobe, o que pode causar sonolência.

Quando dormimos, a temperatura do corpo diminui e começamos a produzir hormônios de crescimento. Se dormirmos durante a noite, no escuro, produzimos também um hormônio específico chamado melatonina, responsável por comandar o ciclo do sono e fazer com que sua qualidade seja melhor, que seja mais profundo.

Pessoas vespertinas, que têm o hábito de ir para a cama durante a madrugada e dormir até o meio dia, por exemplo, só irão começar a produzir seus hormônios por volta das 5 da manhã. Isso fará com que tenham dificuldade de ir para a cama mais cedo no outro dia e, consequentemente, de acordar mais cedo. É um hábito que só tende a piorar, porque a pessoa vai procurar fazer suas atividades durante o final da tarde e a noite, quando tem mais energia.

O pesquisador Luciano Ribeiro Jr. da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), especialista em sono, explica que esse distúrbio pode ser genético: "Pessoas com o gene da ‘vespertilidade’ têm predisposição para serem vespertinas. É claro que fator social e educação também podem favorecer”. Mas não se sabe ainda até que ponto o comportamento social pode influenciar o problema.

A questão, na verdade, é que o vespertino não se encaixa na rotina que consideramos normal e acaba prejudicado em muitos aspectos. O problema surge na infância. A criança prefere estudar durante a tarde e não consegue praticar muitas atividades de manhã. Na adolescência, a doença é acentuada, uma vez que os jovens tendem a sair à noite e dormir até tarde com mais frequência.

A característica vira um problema quando persiste na fase adulta. “O vespertino é aquele que já saiu da adolescência. Pessoas acima de 20 anos de idade que não conseguem se acostumar ao ritmo de vida que a maioria está acostumada”, diz Luciano. Segundo ele, cerca de 5% da população sofre do transtorno da fase atrasada do sono em diferentes graus e apenas uma pequena parcela acaba se adaptando à rotina contemporânea.

O pesquisador conta também que, além do preconceito sofrido pelos pais, professores e, mais tarde, pelos colegas de trabalho, o vespertino sofre de problemas psiquiátricos com maior frequência: depressão, bipolaridade, hiperatividade, déficit de atenção são os mais comuns. Além disso, a privação do sono profundo, quando sonhamos, faz com que a pessoa tenha maior susceptibilidade a vários problemas de saúde: no sistema nervoso, endócrino, renal, cardiovascular, imunológico, digestivo, além do comportamento sexual.

O tratamento não envolve apenas remédios indutores do sono, como se fosse uma insônia comum. É necessária uma terapia comportamental complexa, numa tentativa de mudar o hábito, procurando antecipar o horário do sono. Envolve estímulo de luz, atividades físicas durante a manhã e principalmente um trabalho de reeducação.

E as pessoas que têm o hábito de acordar às 4 ou 5 horas da manhã? “O lado oposto do vespertino é o que a gente chama de avanço de fase. Só que esse não tem o problema maior no sentido social. Ele está mais adaptado aos ritmos sociais e profissionais. Os meus pacientes deste tipo têm orgulho, já ouvi mais de uma vez eles dizendo ‘Deus ajuda quem cedo madruga’”, diz o neurologista.

http://revistagalileu.globo.com/Revista ... ENCIA.html

Eles trocam o dia pela noite
Não é preguiça nem insônia: os vespertinos ou notívagos preferem trabalhar, estudar e se divertir enquanto o resto do mundo dorme


Essa rotina invertida, contudo, é o normal para 5% a 7% da população brasileira: são os notívagos.

Como se adaptar?
Há estratégias para tentar viver melhor no horário diurno. “A primeira coisa a fazer é ajustar o relógio biológico com a luz. Um vespertino extremo precisa se expor à luz solar naturalmente no início da manhã. Acordar às 5h30 e ir andar na praia, por exemplo”, diz Fontenelle. “Demora entre uma e duas semanas de rotina para fazer as pessoas se sentirem mais dispostas.” Na população brasileira, 5% a 7% são vespertinos extremos, tendo a mesma proporção de matutinos. “No Nordeste, onde o sol nasce e se põe mais cedo, você tem mais tendência a matutinidade. No Sul, aumenta o número de vespertinos”, afirma o pesquisador.

O tratamento é o último caso. “Sugiro que a pessoa tente se observar e alterar sua rotina verificando como isso afeta seu bem estar. Não há uma droga para propiciar ajuste imediato ou a curto prazo a um horário de trabalho ‘desconfortável’”, diz Menna-Barreto. “Até certo ponto somos adaptáveis, mas isso varia para cada pessoa. É preciso usar estímulos externos, como refeições e atividade física.”

Há nove anos, a webwriter Patrícia Müller mudou drasticamente sua forma de trabalhar para acomodar melhor seus padrões de sono incomuns. “Meus níveis de energia e produtividade atingem seus picos em horários em que a maioria das pessoas estão se preparando para dormir. Resolvi abraçar minha natureza ao invés de brigar contra ela”. Ela já usou melatonina por conta própria e conseguiu bons resultados para induzir o sono. “A questão é que eu não considero a diferença no meu relógio biológico um problema ou uma disfunção”, afirma. “Notívagos são mais comuns do que se imagina e acredito que estamos definindo ‘normalidade’ pelos critérios errados. A solução não é ‘tratar’ o metabolismo - e sim encontrar alternativas viáveis e saudáveis de interagir social e profissionalmente.”

Hoje, ela achou formas harmoniosas de lidar com seu relógio biológico e acorda mais cedo do que antes, por volta de 8h a 10h da manhã. “Ainda que eu durma 3 ou 4 horas por noite, no período noturno os picos de energia se mantêm inalterados”. “Para o notívago que gosta do silêncio da noite e trabalha de casa, como eu, uma das maiores vantagens é o nível de produtividade que conseguimos alcançar. Na madrugada não há interrupções. A concentração é total. Pessoas que têm empregos em turnos noturnos, têm também a vantagem de não enfrentar trânsitos, filas, etc.” Como disse o poeta Goethe, “a noite é metade da vida, e a melhor metade”.

http://delas.ig.com.br/comportamento/el ... 79922.html
Editado pela última vez por Franciscano.Vascaíno em 26 Dez 2016, 18:27, em um total de 1 vez.

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Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por Wagnersac » 10 Dez 2016, 16:51

Dormindo 4, 5 hs por noite, impossível falar em "qualidade".

Tô um caco.
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Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por Lorenzo » 14 Dez 2016, 12:43

Assuntos e temas sociais - liberado.
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Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por Viniiicius » 14 Dez 2016, 12:49

Sempre que estudei de manha, era algo improdutivo,
Agora estudo a noite e de manhã durmo pra caralho, mas isso tem que mudar, logo logo vou começar a trabalhar
Vou tentar acordar a força e ir fazendo uns exercícios de manhã pra vê se tem jeito de melhorar, e claro, bastante café

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Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por fernandes1980 » 14 Dez 2016, 14:34

netvasco é cultura

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Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por gust_gyn » 14 Dez 2016, 14:55

Tem um pessoal que pratica o ciclo polifásico.

Uma amiga minha, que estudava para o IRB (instituto Rio Branco), fez esse esquema durante muito tempo.

Eu fiz durante um mês e meio. Mas não me adaptei por fatores externos.
Tentarei de novo no começo de 2017.

O dia fica bem mais produtivo.

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Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por Cheder » 14 Dez 2016, 16:22

"os vespertinos ou notívagos preferem trabalhar, estudar e se divertir enquanto o resto do mundo dorme"

Puta merda, sou eu. É uma predisposição genética, desde criança sou assim, sempre preferi a noite ao dia.

Gigante Shalom
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Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por Gigante Shalom » 14 Dez 2016, 16:47

cara tenho problema sério, posso estar cansado o que for, não consigo dormir menos que 1h da manha! e pra levantar 7h todo dia é dose! as vezes to em casa cedo , mais não consigo dormir,isso veio depois q estudei 4 anos na faculdade na qual eu dormia todo dia 2 ou 3 horas manha!

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Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por Trust_No_1 » 14 Dez 2016, 17:11

Gigante Shalom escreveu:cara tenho problema sério, posso estar cansado o que for, não consigo dormir menos que 1h da manha! e pra levantar 7h todo dia é dose! as vezes to em casa cedo , mais não consigo dormir,isso veio depois q estudei 4 anos na faculdade na qual eu dormia todo dia 2 ou 3 horas manha!

Tb sou desse time. Dizem que quando era recém nascido trocava o dia pela noite.

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Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por WilliamCasanas » 14 Dez 2016, 21:31

Eu estava nessa de só dormir 2h ou 3h da manhã e acordar 5:30 no outro dia, e isso me deixava muito estressado.
Há um mês atrás voltei a malhar e inicialmente fui regulando isso, começando a dormir 1h, 00h.
Agora estou mais focado na academia, estou indo de manhã para musculação e 18h (Segunda, quarta e sexta) para aeróbico na areia.
E isso regulou meu sono, estou dormindo rapidamente e com muita facilidade, e acordo no outro dia sem nenhuma dor no corpo (pois antes depois da academia eu acordava todo dolorido)
Eu estou dormindo cerca de 22h e acordando tranquilamente 7:00h ou 8:00h, com exceção de ontem que eu tinha que estudar e acabei dormindo 1h da manhã.
Minha dica é essa, praticar alguma atividade ajuda muito!
FORA EURICO!

:bangh:

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Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por LuanAraujo » 14 Dez 2016, 21:55

Mano, eu acho que nunca tive problema com sono.

Durmo a hora que eu quero... E geralmente prefiro dormir entre 22:00 e 00:00 porque prefiro fazer tudo durante o dia. Estudo a noite e no momento não trabalho. Então fico desde 7 até a hora de sair fazendo o que tiver que fazer. Acho muito produtivo e não sinto cansaço.

Como um forista disse: fazer atividade física ajuda muito.
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Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por Leicester » 15 Dez 2016, 19:36

Já a alguns anos tenho problemas para dormir cedo.

Com a rotina da faculdade, eu consigo acordar 6, 7 horas da manhã, mas o cansaço que sinto sempre foi algo que considerei incomum. As pessoas consideravam que isso era preguiça e falta de comprometimento, mas não era isso, eu sabia, mas foi algo que só pude entender depois que passei a ter uma vida acadêmica. O Ponto chave é que tenho dificuldades para dormir cedo, e desde que detectei esse problema venho tentando estratégias diferentes, tentando utilizar métodos para melhorar. Na Psicologia aplicada, em especial campo de análise comportamental encontrei métodos para tentar dormir cedo, e venho tentando aplicá-los junto com meditação.

Eu tive de olhar para mim mesmo e entender as possíveis causas e variáveis que estão atreladas ao problema para só então elaborar uma forma de agir.

Só saberei os efeitos desses métodos a longo prazo, nos próximos meses. O triste é a "intolerância" das pessoas quanto ao problema.
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Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por lughh » 15 Dez 2016, 20:41

Agora estou de férias na faculdade, mas quando estou estudando durmo por volta de 4h por dia. Não consigo dormir antes das 2h e acordo 6h. O maior problema é pra acordar, mas o resto do dia é tranquilo.
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Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por ORESTES » 15 Dez 2016, 21:31

gust_gyn escreveu:Tem um pessoal que pratica o ciclo polifásico.

Uma amiga minha, que estudava para o IRB (instituto Rio Branco), fez esse esquema durante muito tempo.

Eu fiz durante um mês e meio. Mas não me adaptei por fatores externos.
Tentarei de novo no começo de 2017.

O dia fica bem mais produtivo.
Mano, muda sua foto pra essa https://teledramaturgiaglobo.files.word ... 301&crop=1
Só pra tu dizer que é o Agust_gyn kkkk
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Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por gust_gyn » 15 Dez 2016, 21:59

ORESTES escreveu:
gust_gyn escreveu:Tem um pessoal que pratica o ciclo polifásico.

Uma amiga minha, que estudava para o IRB (instituto Rio Branco), fez esse esquema durante muito tempo.

Eu fiz durante um mês e meio. Mas não me adaptei por fatores externos.
Tentarei de novo no começo de 2017.

O dia fica bem mais produtivo.
Mano, muda sua foto pra essa https://teledramaturgiaglobo.files.word ... 301&crop=1
Só pra tu dizer que é o Agust_gyn kkkk
Curti a sugestão...

Só não consegui colocar a foto que você indicou porque deu erro...

Mas botei outra do Agostinho...

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Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por ORESTES » 15 Dez 2016, 22:02

gust_gyn escreveu:
ORESTES escreveu:
gust_gyn escreveu:Tem um pessoal que pratica o ciclo polifásico.

Uma amiga minha, que estudava para o IRB (instituto Rio Branco), fez esse esquema durante muito tempo.

Eu fiz durante um mês e meio. Mas não me adaptei por fatores externos.
Tentarei de novo no começo de 2017.

O dia fica bem mais produtivo.
Mano, muda sua foto pra essa https://teledramaturgiaglobo.files.word ... 301&crop=1
Só pra tu dizer que é o Agust_gyn kkkk
Curti a sugestão...

Só não consegui colocar a foto que você indicou porque deu erro...

Mas botei outra do Agostinho...

HUEHEUHUE muito autismo envolvido.
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Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por gust_gyn » 15 Dez 2016, 22:31

hehehe

Fato...

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Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por Niko Westphal » 16 Dez 2016, 07:50

Eu tenho muita preguiça de acordar cedo (6:30), independentemente da hora que eu for dormir, no outro dia é o mesmo sofrimento.
Tenho um sono muito pesado também.
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Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por ORESTES » 16 Dez 2016, 09:08

Eu tenho dois problemas: Não conseguir dormir e acordar cedo e dormir muito.
Mesmo quando eu estudava de manhã eu dormia lá pras 02:00/03:00 e no outro dia acordava morto 06:00, pra compensar dormia a tarde quase toda. kkk
Além de eu precisar dormir muito. Eu posso dormir 8 horas que de tarde me dá sono, e se eu durmo mal um dia nele e no outro dia eu fico morto até dormir bem e compensar essa hora perdida. Ex: Hoje dormi só 7 horas, amanhã preciso dormir 9. kkk

É foda.
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Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por Colina da Vitória » 16 Dez 2016, 09:17

Eu tinha seriissimos problemas com insônia. Deitava pra dormir e ficava ansioso, demorava horas. Aí como tinha de funcionar durante o dia, quando o fuso horário tava errado eu virava a noite e ficava acordado até a noite seguinte pra ajustar o relógio biológico. Aí ficava feliz todo dia indo dormir 22h30 e acordando sem despertador 6h30, mas chegava um fim de semana e algo pra fazer bem tarde, e desajustava tudo de novo. Era barra tão pesada que tentei até remédio pra dormir, mas não era legal pq na manhã seguinte ficava meio grogue.

Final feliz: Lá pelos 35 passou. Deito e durmo.

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Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por fernandes1980 » 16 Dez 2016, 16:08

Essas administrações desastrosas de 2001 até os dias de hj deixam qualquer vascaíno com problemas de insônia

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Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por ORESTES » 17 Dez 2016, 14:50

NetBahia.
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Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por Franciscano.Vascaíno » 26 Dez 2016, 18:19

fernandes1980 escreveu:Essas administrações desastrosas de 2001 até os dias de hj deixam qualquer vascaíno com problemas de insônia
kkkk

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Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por Franciscano.Vascaíno » 26 Dez 2016, 18:21

Não conhecia essa parada de sono polifásico.

Mas, fico com "inveja" de quem deita e dorme às 21h e acorda 5h, sem despertador.

Fiquei bem mais tranquilo depois que descobri que é uma questão genética.

A diferença é que o insone não consegue dormir.

O Notígavo dorme muito bem, mas em horário invertido.

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Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por Franciscano.Vascaíno » 26 Dez 2016, 18:23

Substituir horas consecutivas de descanso por cochilos curtos. O sono polifásico, adotado por quem quer aumentar a produtividade, pode trazer riscos à saúde

http://revistagalileu.globo.com/Revista ... SAUDE.html

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Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por Victorjf » 26 Dez 2016, 18:25

Não seria notívago?

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Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por Franciscano.Vascaíno » 26 Dez 2016, 18:29

Victorjf escreveu:Não seria notívago?
Tem razão, estava com sono...kkkk

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Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por Victorjf » 26 Dez 2016, 19:18

Franciscano.Vascaíno escreveu:
Victorjf escreveu:Não seria notívago?
Tem razão, estava com sono...kkkk
Boa kkk :beber:

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Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍVAGO E MATUTINO

Mensagem por Brunior » 26 Dez 2016, 19:52

eu só consigo dormir depois que o dia amanhece e a muito tempo que isso acontece comigo e se algum dia eu não puder dormir ao amanhecer o meu corpo fica horrível.

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Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por Franciscano.Vascaíno » 26 Dez 2016, 21:36

Victorjf escreveu:
Franciscano.Vascaíno escreveu:
Victorjf escreveu:Não seria notívago?
Tem razão, estava com sono...kkkk
Boa kkk :beber:
:band: :pos:


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