PONTOS CORRIDOS OU MATA-MATA?

Área destinada a Comentários sobre o Vasco e demais Assuntos \'Futebolísticos\' em geral, por parte de Torcedores e Foristas, que ainda não tenham nenhuma Área específica no Fórum.

QUAL VOCÊ PREFERE?

PONTOS CORRIDOS
7
15%
MATA-MATA
12
26%
MISTO (MATA-MATA NA SEGUNDA FASE)
28
60%

Total de votos: 47

Bruno Vascaíno
Júnior
Júnior

Re: PONTOS CORRIDOS OU MATA-MATA?

Mensagem por Bruno Vascaíno » 01 Jun 2017, 11:38

Kamarion escreveu:
01 Jun 2017, 10:05
O Campeonato Brasileiro passou por várias turbulências e mudou muito de fórmula ao longo de sua história, esse período de 15 anos com uma só fórmula, deu estabilidade necessária pra marca "Campeonato Brasileiro" adquirir valor, reputação, solidez, etc... Mudar a fórmula totalmente seria muito prejudicial, por isso dificilmente haveria mudanças... mas se houvesse, seriam muito sutis...

Bom, na minha opinião, os pontos corridos não é a fórmula ideal para o Brasileirão, tem uma série de defeitos e acho que matar a tradição de ter uma "Final" deixa a reta final do campeonato meio "nhéé"... Como acho que as chances de voltar o mata-mata é remota, poderia-se então o campeão do turno enfrentar o campeão do returno em uma grande final, daria emoção até o fim da tabela, se o fosse campeão dos dois turno então leva a taça sem final. E a classificação para competições continentais se dão através do agregado turno/returno...
PERFEITA ANÁLISE!

Se pararmos pra pensar qual é a maior emoção desses brasileiros de pontos corridos, disputa do título ou do rebaixamento??? Tirando uns 2 ou 3 anos, sempre tem mais emoção pra saber quem vai cair nas últimas rodadas. O campeão na maioria das vezes sai com 2, 3 rodadas de antecedência. Isso acaba virando uma ironia, uma inversão de valores.

Essa fórmula dos campeões dos turnos fazerem a final, também acho muito boa e justa! Só precisaria de duas medidas pra não "estragar" o campeonato. A primeira você já citou: o campeão do 1º turno (e do returno) isoladamente não garante vaga na Libertadores. Só garante ficando no G5 na classificação geral ou sendo campeão. E a segunda: O campeão de turno que fizer a melhor campanha geral, fica com a vantagem do empate na final.

Essas medidas evitariam que o campeão do 1º turno perdesse motivação para o returno. Também evitariam que um time que fosse muito mal no primeiro turno, fosse avassalador e campeão no returno, mas vice na final, tomasse um vaga de um time na Libertadores que fosse mais regular...
Minha história no antigo fórum:
Bruno_Vascaíno
Status: Profissional
Registro: 6/1/2009

Gabrielleao
Júnior
Júnior

Mensagem por Gabrielleao » 01 Jun 2017, 12:17

Bruno Vascaíno escreveu:
01 Jun 2017, 11:38
Kamarion escreveu:
O Campeonato Brasileiro passou por várias turbulências e mudou muito de fórmula ao longo de sua história, esse período de 15 anos com uma só fórmula, deu estabilidade necessária pra marca "Campeonato Brasileiro" adquirir valor, reputação, solidez, etc... Mudar a fórmula totalmente seria muito prejudicial, por isso dificilmente haveria mudanças... mas se houvesse, seriam muito sutis...

Bom, na minha opinião, os pontos corridos não é a fórmula ideal para o Brasileirão, tem uma série de defeitos e acho que matar a tradição de ter uma "Final" deixa a reta final do campeonato meio "nhéé"... Como acho que as chances de voltar o mata-mata é remota, poderia-se então o campeão do turno enfrentar o campeão do returno em uma grande final, daria emoção até o fim da tabela, se o fosse campeão dos dois turno então leva a taça sem final. E a classificação para competições continentais se dão através do agregado turno/returno...
PERFEITA ANÁLISE!

Se pararmos pra pensar qual é a maior emoção desses brasileiros de pontos corridos, disputa do título ou do rebaixamento??? Tirando uns 2 ou 3 anos, sempre tem mais emoção pra saber quem vai cair nas últimas rodadas. O campeão na maioria das vezes sai com 2, 3 rodadas de antecedência. Isso acaba virando uma ironia, uma inversão de valores.

Essa fórmula dos campeões dos turnos fazerem a final, também acho muito boa e justa! Só precisaria de duas medidas pra não "estragar" o campeonato. A primeira você já citou: o campeão do 1º turno (e do returno) isoladamente não garante vaga na Libertadores. Só garante ficando no G5 na classificação geral ou sendo campeão. E a segunda: O campeão de turno que fizer a melhor campanha geral, fica com a vantagem do empate na final.

Essas medidas evitariam que o campeão do 1º turno perdesse motivação para o returno. Também evitariam que um time que fosse muito mal no primeiro turno, fosse avassalador e campeão no returno, mas vice na final, tomasse um vaga de um time na Libertadores que fosse mais regular...
Não gosto dessa ideia de turno e returno, pelo fato de que principalmente no brasil, o time do meio de ano não é o mesmo do final, é bem provável que o vencedor do primeiro turno não esteja nem entre os 4 do campeonato geral.

Eu acho que tem espaço para todos os estilos de campeonato, eu também prefiro finais, mas já temos libertadores, Sul American, Copa do brasil e Estadual com mata-mata, acho importante o campeonato brasileiro ser de pontos corridos pois esse estilo de jogo geralmente favorece os melhores planejamentos e obrigam nossos dirigentes a pensarem no futebol de forma mais profissional, pois sem planejamento (exceto em casos raros como o Flamengo de 2009) é quase impossível ser campeão de pontos corridos.

Oque acho que poderia mudar é a formula de rebaixamento, acho que poderíamos diminuir o campeonato para 18 times e rebaixar 3 em vez de 4, sendo os 2 últimos rebaixados diretamente e o terceiro tendo disputar com o quarto de pior campanha.

VASCORAGEM
Profissional
Profissional

Mensagem por VASCORAGEM » 01 Jun 2017, 12:19

Bruno Vascaíno escreveu:
Kamarion escreveu:

PERFEITA ANÁLISE!

Outra coisa que eu acho importante, pra valorizar a final e não ter risco de um eventual 2º jogo esvaziado porque um dos times já é praticamente campeão por ter goleado no 1º jogo. Fazer final com 1 ou 2 jogos, com o time de melhor campanha tendo 1 ponto de vantagem e fazendo o 2º jogo em casa, se precisar de 2º jogo. Funcionaria assim: 1º jogo na casa do time de pior campanha, se o visitante vencer acaba o campeonato. Se empatar tem jogo de volta com o time de melhor campanha jogando por outro empate e se o time da casa vencer o primeiro jogo independente de saldo de gols, jogaria a finalíssima fora de casa pelo empate. Eu acho mais justo assim e garante sempre uma final emocionante, de casa cheia.
Imagem

Bacurau
Juvenil
Juvenil

Mensagem por Bacurau » 01 Jun 2017, 13:05

Gostava muito das decisões de campeonato brasileiro, tinham um gosto especial mesmo quando o Vasco não estava envolvido.
Parar para ver o jogo em casa ou em algum boteco com os amigos era um "compromisso inadiável".

Estádios lotados, grandes jogos, provocação, zoeira, enfim... Bate uma nostalgia.

Bruno Vascaíno
Júnior
Júnior

Mensagem por Bruno Vascaíno » 01 Jun 2017, 13:30

Gabrielleao escreveu:
01 Jun 2017, 12:17
Bruno Vascaíno escreveu:
Kamarion escreveu:

PERFEITA ANÁLISE!

Não gosto dessa ideia de turno e returno, pelo fato de que principalmente no brasil, o time do meio de ano não é o mesmo do final, é bem provável que o vencedor do primeiro turno não esteja nem entre os 4 do campeonato geral.

Eu acho que tem espaço para todos os estilos de campeonato, eu também prefiro finais, mas já temos libertadores, Sul American, Copa do brasil e Estadual com mata-mata, acho importante o campeonato brasileiro ser de pontos corridos pois esse estilo de jogo geralmente favorece os melhores planejamentos e obrigam nossos dirigentes a pensarem no futebol de forma mais profissional, pois sem planejamento (exceto em casos raros como o Flamengo de 2009) é quase impossível ser campeão de pontos corridos.

Oque acho que poderia mudar é a formula de rebaixamento, acho que poderíamos diminuir o campeonato para 18 times e rebaixar 3 em vez de 4, sendo os 2 últimos rebaixados diretamente e o terceiro tendo disputar com o quarto de pior campanha.
Entendo e respeito sua opinião, mas discordo plenamente da parte em negrito! Eu acho vários argumentos que defendem os pontos corridos válidos. "Todos clubes jogam o campeonato todo do início ao fim", "É mais 'justo' (eu diria menos injusto pq também há injustiça, como por exemplo, entrega de jogo)" e "obriga nossos dirigentes a se planejar".

Mas essa coisa de "já tem mata-mata Estadual, Libertadores, Copa do Brasil e Sulamericana" é um dos argumentos mais rasos e toscos que já vi. Como se fosse uma coisa condicional, uma dependesse da outra pra haver equilíbrio. Se for assim faz o Estadual ou Libertadores em pontos corridos pra "equilibrar os formatos". Não é nada pessoal, sua opinião no geral é valida, mas não é a primeira vez que vejo gente falando isso aqui, só por isso o "desabafo"...

Obs: Também acho que poderiam mexer no rebaixamento, mas sem reduzir os clubes. Na verdade para o Brasil 20 clubes é pouco pra Série A...
Bruno_Vascaíno

Kamarion
Promessa
Promessa

Mensagem por Kamarion » 01 Jun 2017, 14:46

Bruno Vascaíno escreveu:
01 Jun 2017, 13:30
Gabrielleao escreveu:
Bruno Vascaíno escreveu:

PERFEITA ANÁLISE!

Entendo e respeito sua opinião, mas discordo plenamente da parte em negrito! Eu acho vários argumentos que defendem os pontos corridos válidos. "Todos clubes jogam o campeonato todo do início ao fim", "É mais 'justo' (eu diria menos injusto pq também há injustiça, como por exemplo, entrega de jogo)" e "obriga nossos dirigentes a se planejar".

Mas essa coisa de "já tem mata-mata Estadual, Libertadores, Copa do Brasil e Sulamericana" é um dos argumentos mais rasos e toscos que já vi. Como se fosse uma coisa condicional, uma dependesse da outra pra haver equilíbrio. Se for assim faz o Estadual ou Libertadores em pontos corridos pra "equilibrar os formatos". Não é nada pessoal, sua opinião no geral é valida, mas não é a primeira vez que vejo gente falando isso aqui, só por isso o "desabafo"...

Obs: Também acho que poderiam mexer no rebaixamento, mas sem reduzir os clubes. Na verdade para o Brasil 20 clubes é pouco pra Série A...
Exatamente, eu também acho que isso não deve ser argumento pra esse debate, apesar de eu estar totalmente de acordo que o sistema de pontos corridos é o mais justo, premia o time mais regular, etc.. etc... Ele também premia o clube que tem mais recursos financeiros pra montar um elenco grande e qualificado, sabe, isso não é um crime (um clube ter dinheiro) mas pensar que o dinheiro influencia totalmente no resultado de um desporto, não me agrada em nada. Eu gosto do futebol jogado com garra, emoção, com coração.. Não curto muito ver os Flunimeds ou as Crefisas da vida levantando canecos.

Eu entendo o mérito de se ter uma liga em pontos corridos, mas pra mim, o que influencia minha opinião para se ter uma "final" é a questão do marketing do Brasileirão, como o Bruno citou em um post anterior: a América do Sul é diferente da Europa, aqui nós gostamos de finais. Sendo assim a CBF tem que trabalhar em cima do gosto do consumidor desse produto, a gente vive falando em gestão empresarial no meio esportivo, então não é só imitar a Europa, mas sim fazer uma análise do gosto do cidadão que consome o Campeonato, e a julgar pela falta de interesse na parte de cima da tabela na reta final é um grande indicativo que o campeonato nacional não está sendo explorado da maneira mais adequada, cumpre sua função de premiar a equipe mais regular, mas no quesito comercial não está sendo adequado.

Gabrielleao
Júnior
Júnior

Mensagem por Gabrielleao » 01 Jun 2017, 14:54

Bruno Vascaíno escreveu:
Gabrielleao escreveu:
Bruno Vascaíno escreveu:

PERFEITA ANÁLISE!

Eu não disse que o Campeonato brasileiro tinha que ser de pontos corridos por que já temos muitos mata-matar, mas achando o mata-mata mais legal, já temos muitos mata-mata para matar essa "vontade" de ver esse estilo de competição e que é importante o campeonato brasileiro ser de uma formula mais "justa" e que presa mais pelo planejamento.

Bruno Vascaíno
Júnior
Júnior

Mensagem por Bruno Vascaíno » 01 Jun 2017, 20:39

Kamarion escreveu:
01 Jun 2017, 14:46
Bruno Vascaíno escreveu:
Gabrielleao escreveu:

Exatamente, eu também acho que isso não deve ser argumento pra esse debate, apesar de eu estar totalmente de acordo que o sistema de pontos corridos é o mais justo, premia o time mais regular, etc.. etc... Ele também premia o clube que tem mais recursos financeiros pra montar um elenco grande e qualificado, sabe, isso não é um crime (um clube ter dinheiro) mas pensar que o dinheiro influencia totalmente no resultado de um desporto, não me agrada em nada. Eu gosto do futebol jogado com garra, emoção, com coração.. Não curto muito ver os Flunimeds ou as Crefisas da vida levantando canecos.

Eu entendo o mérito de se ter uma liga em pontos corridos, mas pra mim, o que influencia minha opinião para se ter uma "final" é a questão do marketing do Brasileirão, como o Bruno citou em um post anterior: a América do Sul é diferente da Europa, aqui nós gostamos de finais. Sendo assim a CBF tem que trabalhar em cima do gosto do consumidor desse produto, a gente vive falando em gestão empresarial no meio esportivo, então não é só imitar a Europa, mas sim fazer uma análise do gosto do cidadão que consome o Campeonato, e a julgar pela falta de interesse na parte de cima da tabela na reta final é um grande indicativo que o campeonato nacional não está sendo explorado da maneira mais adequada, cumpre sua função de premiar a equipe mais regular, mas no quesito comercial não está sendo adequado.
Perfeito. É como o VASCORAGEM falou num post anterior sobre a emoção da final.

Lembro como se fosse ontem a final de 2002 do brasileirão. A semana inteira a TV só falava desse jogo. Foi Corinthians x Santos. Estava num evento longe de casa e saí faltando uma hora pro jogo começar.

Meu pai pegou a Av Brasil desesperado pq queria pegar o jogo do início, eu também queria. Era aquele Santos do Robinho e Diego. Lembro que a rua quase não tinha movimento. Lembro de vizinhos comemorando o gol do Santos. Na segunda no colégio só se falava da final, de cada lance, da pedalada do Robinho no Rogério.

Lembro de 97, 2000. Fiquei bolado quando adiaram o jogo pra janeiro, queria ir no jogo, mas tinha viagem marcada pra Salvador. Vi de lá numa TV muquirana de 14" da minha vó, com uma imagem péssima.

Cara, era bons tempos. Hoje tem que assistir o jogo do seu time e ficar secando os outros pra não cair, pra Libertadores e título. Essa magia da final era fantástica, mesmo quando eram outros times...
Bruno_Vascaíno

Daniel
Juvenil
Juvenil

Mensagem por Daniel » 01 Jun 2017, 21:13

Turno único mata-mata com os 8 primeiros era emocionante demais. Podiam voltar e mais agregar ainda uma decisão rebaixamento com os 8 últimos colocado. Aí o campeonato todo seria recheado de jogos decisivos.

O futebol brasileiro era muito mais importante a nível mundial quando tinha um sistema próprio de campeonato. O Brasileirão hoje é mais bosta que campeonato Português, Frances, etc...
Imagem

Fernando Henrique
Júnior
Júnior

Mensagem por Fernando Henrique » 02 Jun 2017, 01:30

Na minha opinião, se for pra mudar algo, que seja uma final entre os dois times de melhor campanha no brasileiro. Esse negócio de oitavo colocado se classificar no mata-mata e no fim conseguir levar o título, como o Santos fez em 2002, não cola pra mim.
O DIA EM QUE EDMUNDO...
Imagem
...ABRIU O MAR VERMELHO.

Severino Silva
Juvenil
Juvenil

Mensagem por Severino Silva » 02 Jun 2017, 03:42

Brasil parou de revelar jogadores copeiros ,agora só revelam desesperados po 3 pontos :acclaim:
Imagem

loureiroleandro
Promessa
Promessa

Mensagem por loureiroleandro » 02 Jun 2017, 03:46

Nos Estados Unidos, o país que mais faz dinheiro com esporte e que mais sabe vender o esporte como fonte de entretenimento, as principais ligas são mata-mata. NFL, NBA, NHL, MLS...
Lá tem uma parada chamada equilíbrio das franquias. Tem draft, tem cota de tv igual. Tudo pra poder equilibrar o campeonato e fazer a competição emocionante.
No Brasil não tem como fazer draft pq a nossa cultura de esporte de base é diferente, mas dava pra copiar os formatos de algumas ligas sim.

http://trivela.uol.com.br/brasileirao-e ... -para-nos/

Victor_92
Júnior
Júnior

Mensagem por Victor_92 » 02 Jun 2017, 08:31

Essas fórmulas aí de finais de turno, 8 melhores e etc estão completamente superadas e nenhum lugar do mundo com um futebol expressivo é utilizado esse tipo de regulamento no campeonato nacional. Pessoal é engraçado aqui no fórum reclamam do Frankenstein que são os regulamentos do Carioca feito pela FFERJ e querem fazer a mesma coisa no Brasileirão, com o time com uma campanha pior ser campeão e outras bizarrices como mata mata pra ver quem vai ser rebaixado ? e os outros clubes de meio de tabela fazem o que nesse período ? e os patrocínios, não são exibidos, sem chance essas mudanças são amadoras.

Respeito a opinião de todos mas a volta desses regulamentos "Frankenstein" seriam um retrocesso no futebol brasileiro.

Bruno Vascaíno
Júnior
Júnior

Mensagem por Bruno Vascaíno » 02 Jun 2017, 12:20

Victor_92 escreveu:
02 Jun 2017, 08:31
Essas fórmulas aí de finais de turno, 8 melhores e etc estão completamente superadas e nenhum lugar do mundo com um futebol expressivo é utilizado esse tipo de regulamento no campeonato nacional. Pessoal é engraçado aqui no fórum reclamam do Frankenstein que são os regulamentos do Carioca feito pela FFERJ e querem fazer a mesma coisa no Brasileirão, com o time com uma campanha pior ser campeão e outras bizarrices como mata mata pra ver quem vai ser rebaixado ? e os outros clubes de meio de tabela fazem o que nesse período ? e os patrocínios, não são exibidos, sem chance essas mudanças são amadoras.

Respeito a opinião de todos mas a volta desses regulamentos "Frankenstein" seriam um retrocesso no futebol brasileiro.
Me desculpa, mas me explica onde se está superado? Na europa NUNCA teve. Na America do Sul, salvo engano, o argentino e mais alguns campeonatos são assim. Acho que no México também. Nos EUA tem playoffs. Não vejo nada superado, ao contrário, os países tem mantido suas culturas.

Se você acompanha o carioca desde os anos 90, deveria saber que o problema dele nunca foi relacionado com as finais de turno ou regulamento. Com exceção de 2002, 2016 e 2017 que foram muito mal formulados, o problema começou quando incharam o Carioca com 16 clubes com um calendário muito grande, vários jogos inúteis.

Eu particularmente sou contra a volta do Brasileirão do jeito que era com mata-mata entre os oito primeiros, a não ser que se inspirassem no estilo americano, dividisse em conferências, mas como ninguém iria gostar nem bato muito nessa tecla. Mas pelo menos a final deveria ter sim, é um evento único...
Bruno_Vascaíno

SERGIO VIEIRA
Promessa
Promessa

Mensagem por SERGIO VIEIRA » 02 Jun 2017, 12:52

Brasileirão = Pontos corridos
Copa do brasil = Mata Mata
Carioca (12 times)= Guanabara (5 datas + semi e final = 7 datas) + RIo (6 datas + semi e final = 8 datas) = final do carioca entre os campeões
(ida e volta) total 17 datas, ou 8 semanas, dois meses no máximo!!!

Edemery
Promessa
Promessa

Mensagem por Edemery » 07 Jun 2017, 16:11

Não existe o argumento de justiça da fórmula. Justo é vencer dentro de regras pré-estabelecidas e respeitadas. O debate é que tipo de Justiça torna o esporte mais atraente. Ser justo ou não é uma questão político-social, logo mutável. Nos parâmetros sociais do país, é justo dar ao campeonato uma fórmula onde o melhor elenco vencerá na maior parte das vezes? É isso que atrai o público ao esporte? eu acredito que esse não é o cerne. O cerne do esporte é a competitividade. E competitividade traduz "possibilidade de competir e vencer", ou seja, imprevisibilidade do vencedor, de quem sairá vitorioso dentre os competidores. E isso - a competitividade e a imprevisibilidade do esporte - o sistema de pontos corridos anula. Como a verificação do melhor passa a ser pelo parâmetro da regularidade, o melhor elenco será inevitavelmente o elenco mais caro, e aí quem ganha é o clube rico. Torna-se previsível e desinteressante. O mata-mata possibilita, seja desde o início do campeonato ou a parir de uma determinada etapa dele, que times de menor investimento possam testar sua sorte contra os times de alto investimento. Essa possibilidade do "teoricamente mais fraco" vencer o "teoricamente mais forte" é a essência do esporte. E isso é muito difícil de acontecer. Um Leicester só acontece a cada 50 anos.
Tendo isso em vista, num país desigual como o Brasil, times de grandes centros quase sempre levarão a melhor em pontos corridos contra times de menores centros, onde a visibilidade e atração de grana são menores.
Eu não vejo a mínima vantagem num campeonato inteiro de pontos corridos. Esporte é provação e provação é no jogo decisivo, no mata-mata.

ramon0905vascao
Juvenil
Juvenil

Mensagem por ramon0905vascao » 08 Jun 2017, 11:49

Tanto faz! O Vasco não conseguiria chegar entre os 8 primeiros mesmo...
COMUNISTA BOM É COMUNISTA MORTO!

Bruno Vascaíno
Júnior
Júnior

Mensagem por Bruno Vascaíno » 28 Set 2017, 22:57

Achei a coluna muito interessante:

ESPORTE LEGAL - Quinta-feira, 28/09/2017 às 15:29
por José Eduardo Junqueira

TODO CAMPEONATO MERECE UMA FINAL

As finais da Copa do Brasil, assim como já ocorrera nos anos anteriores, foram de enorme sucesso, encerrando de forma triunfal esse interessante campeonato que, gradualmente, vai caindo no gosto dos brasileiros.

Com estádios lotados, recordes de audiência televisiva em todo o país emoções até o último minuto, os jogos finais – tanto o de ida, quanto o de volta – suscitaram, tudo o que se espera de uma partida de futebol. Enquanto os torcedores experimentaram um mix de sentimentos, o qual envolveu ansiedades, angústias, frustações e alegrias, os clubes finalistas foram brindados com recursos financeiros, visibilidade internacional e ainda mais prestígio institucional.

A forma de disputa da Copa do Brasil dá um tom épico e lucrativo à sua conquista, que acaba por tornar os jogos finais tão inesquecíveis, quanto rentáveis! A existência de finais mobiliza o país, mexe com todos os amantes do futebol, não só os torcedores dos clubes finalistas.

Patrocinadores e televisão sabem disso, o que acaba repercutindo em maior exposição de marcas publicitárias e, por conseguinte, maior possibilidade de arrecadação para as agremiações envolvidas.

Tal realidade se mostra antagônica à cansativa e entendiante fórmula de disputa do Brasileirão, nosso maior e mais prestigiado campeonato, que tem se notabilizado por apresentar jogos burocráticos, realizados em estádios vazios e com cada vez menos interesse televisivo.

Tratam-se de duas realidades diversas!!! Uma que tem se mostrado financeiramente rentável e esportivamente eletrizante, enquanto a outra insiste em produzir, salvo raras exceções, resultados econômicos decifitários e entediantes níveis esportivos.

Um importante argumento que se levanta em prol dos chamados pontos corridos, se refere ao mérito desportivo, por ser o formato que premia a melhor agremiação em todo o período de disputa, não a melhor agremiação na parte final do campeonato, como, de fato, pode ocorrer no sistema de play offs.

É um bom argumento mas, para mim, paga-se um preço muito alto por esta pseudo justiça esportiva!!!!

Entendo que o futebol é e sempre será uma forma de entretenimento e, como tal, deve suscitar paixões, promover momentos épicos e inesquecíveis, o que só se alcança com a realização de finais!!!

http://globoesporte.globo.com/blogs/esp ... final.html
-----------------------------------

Achei perfeita a opinião! Entendo quem defende pontos corridos, mas acho que no Brasil não serve. Ainda mais agora com Libertadores, Sulamericana e Copa do Brasil durando o ano todo. Podem ter até 15 times da Série A jogando 3 torneiros ao mesmo tempo. Se não tomarem um providência em 2 ou 3 anos o brasileirão vai ficar totalmente desvalorizado...
Bruno_Vascaíno

BAH
Promessa
Promessa

Mensagem por BAH » 29 Set 2017, 13:15

Cresci lamentando o brasileirão não ser de pontos corridos, pois deixamos escapar 88 e 92 no mata-mata.

Só que do jeito que está o Vasco ultimamente, é tanto faz mesmo. :fkc:

Camisa 10
Promessa
Promessa

Mensagem por Camisa 10 » 29 Set 2017, 14:19

Bruno Vascaíno escreveu:
28 Set 2017, 22:57
Achei a coluna muito interessante:

ESPORTE LEGAL - Quinta-feira, 28/09/2017 às 15:29
por José Eduardo Junqueira

TODO CAMPEONATO MERECE UMA FINAL

As finais da Copa do Brasil, assim como já ocorrera nos anos anteriores, foram de enorme sucesso, encerrando de forma triunfal esse interessante campeonato que, gradualmente, vai caindo no gosto dos brasileiros.

Com estádios lotados, recordes de audiência televisiva em todo o país emoções até o último minuto, os jogos finais – tanto o de ida, quanto o de volta – suscitaram, tudo o que se espera de uma partida de futebol. Enquanto os torcedores experimentaram um mix de sentimentos, o qual envolveu ansiedades, angústias, frustações e alegrias, os clubes finalistas foram brindados com recursos financeiros, visibilidade internacional e ainda mais prestígio institucional.

A forma de disputa da Copa do Brasil dá um tom épico e lucrativo à sua conquista, que acaba por tornar os jogos finais tão inesquecíveis, quanto rentáveis! A existência de finais mobiliza o país, mexe com todos os amantes do futebol, não só os torcedores dos clubes finalistas.

Patrocinadores e televisão sabem disso, o que acaba repercutindo em maior exposição de marcas publicitárias e, por conseguinte, maior possibilidade de arrecadação para as agremiações envolvidas.

Tal realidade se mostra antagônica à cansativa e entendiante fórmula de disputa do Brasileirão, nosso maior e mais prestigiado campeonato, que tem se notabilizado por apresentar jogos burocráticos, realizados em estádios vazios e com cada vez menos interesse televisivo.

Tratam-se de duas realidades diversas!!! Uma que tem se mostrado financeiramente rentável e esportivamente eletrizante, enquanto a outra insiste em produzir, salvo raras exceções, resultados econômicos decifitários e entediantes níveis esportivos.

Um importante argumento que se levanta em prol dos chamados pontos corridos, se refere ao mérito desportivo, por ser o formato que premia a melhor agremiação em todo o período de disputa, não a melhor agremiação na parte final do campeonato, como, de fato, pode ocorrer no sistema de play offs.

É um bom argumento mas, para mim, paga-se um preço muito alto por esta pseudo justiça esportiva!!!!

Entendo que o futebol é e sempre será uma forma de entretenimento e, como tal, deve suscitar paixões, promover momentos épicos e inesquecíveis, o que só se alcança com a realização de finais!!!

http://globoesporte.globo.com/blogs/esp ... final.html
-----------------------------------

Achei perfeita a opinião! Entendo quem defende pontos corridos, mas acho que no Brasil não serve. Ainda mais agora com Libertadores, Sulamericana e Copa do Brasil durando o ano todo. Podem ter até 15 times da Série A jogando 3 torneiros ao mesmo tempo. Se não tomarem um providência em 2 ou 3 anos o brasileirão vai ficar totalmente desvalorizado...
Belo texto e resume muito bem o que a grande maioria deseja... mata-mata já

Slash Cruzmaltino
Júnior
Júnior

Mensagem por Slash Cruzmaltino » 29 Set 2017, 16:40

Bacurau escreveu:
01 Jun 2017, 13:05
Gostava muito das decisões de campeonato brasileiro, tinham um gosto especial mesmo quando o Vasco não estava envolvido.
Parar para ver o jogo em casa ou em algum boteco com os amigos era um "compromisso inadiável".

Estádios lotados, grandes jogos, provocação, zoeira, enfim... Bate uma nostalgia.
Ainda tem isso. Se chama Copa do Brasil
MARTIN/Jordi/J. Pedro
BRENO - A. MARTINS/R. Marques/Paulão/Jomar/Graça
GILBERTO - RAMON/Madson - Henrique/Alan
WELLINGTON - B. PAULISTA/Andrey/Jean/Cosendey
VITAL/Wagner/Evander
PAULINHO - PV/Pikachu/Manga/Guilherme/Caio/Escudero
LF/Ríos/Thalles

Bacurau
Juvenil
Juvenil

Mensagem por Bacurau » 29 Set 2017, 17:21

Slash Cruzmaltino escreveu:
29 Set 2017, 16:40
Bacurau escreveu:
01 Jun 2017, 13:05

Ainda tem isso. Se chama Copa do Brasil
Gosto parecido mas não igual.
Sei lá, talvez por ser o principal campeonato nacional a animação era ainda maior.
Ainda provoco são paulino com o campeonato de 1989 e os caras ficam putos - Ganharam tudo depois disso só que quando decidiram com o Vasco foi rolha em pleno Morumbi.

viajante
Júnior
Júnior

Mensagem por viajante » 29 Set 2017, 18:04

Pontos corridos com final entre os dois primeiros já melhoraria absurdamente o campeonato.

Só olhar a tabela e ver que hoje, ao invés de estar discutindo em qual rodada o curinthia será campeão, teríamos no mínimo 7 times brigando pelo título. A diferença do Santos, que é o segundo, pro flamerda que é o sétimo, é de 5 pontos apenas.

Sem contar que a emoção maior do campeonato fica pro último jogo, com entrega de taça, volta olímpica e tudo mais.

Bruno Vascaíno
Júnior
Júnior

Mensagem por Bruno Vascaíno » 30 Set 2017, 01:10

viajante escreveu:
29 Set 2017, 18:04
Pontos corridos com final entre os dois primeiros já melhoraria absurdamente o campeonato.

Só olhar a tabela e ver que hoje, ao invés de estar discutindo em qual rodada o curinthia será campeão, teríamos no mínimo 7 times brigando pelo título. A diferença do Santos, que é o segundo, pro flamerda que é o sétimo, é de 5 pontos apenas.

Sem contar que a emoção maior do campeonato fica pro último jogo, com entrega de taça, volta olímpica e tudo mais.
O problema é fazer isso sem desagradar os defensores dos pontos corridos. Imagina que o returno acabasse hoje, com Corinthians líder por 10 pts. e na final o Santos fosse campeão. Imagina quanta gente ia dizer que foi injusto, que ser líder disparado em 38 rodadas não valeu de nada na final.

É complicado também. Pra manter esse formato de turno e returno e ter final, só se fosse entre os campeões de turno. O ideal seria uma mudança de formato pra uma parecida com as conferências da NBA ou NFL...
Bruno_Vascaíno

loureiroleandro
Promessa
Promessa

Mensagem por loureiroleandro » 30 Set 2017, 02:24

Pega o formato da NFL, inventa umas conferências (não precisa levar o fator regional em conta) e faz tudo igual. Com direito a show do Péricles antes da final.

thiago10gr
Juvenil
Juvenil

Mensagem por thiago10gr » 30 Set 2017, 12:59

tinha que mudar um monte de coisa... diminuir esses regionais que demoram pra cacete, acabar com essa lei pelé que só prejudica os clubes, volta do mata-mata... o futebol tem que voltar a ser como antigamente!!!

Fernando Henrique
Júnior
Júnior

Mensagem por Fernando Henrique » 30 Set 2017, 13:34

thiago10gr escreveu:
30 Set 2017, 12:59
tinha que mudar um monte de coisa... diminuir esses regionais que demoram pra cacete, acabar com essa lei pelé que só prejudica os clubes, volta do mata-mata... o futebol tem que voltar a ser como antigamente!!!
E eu te digo que isso é impossível por um monte de fatores.
O DIA EM QUE EDMUNDO...
Imagem
...ABRIU O MAR VERMELHO.

Slash Cruzmaltino
Júnior
Júnior

Mensagem por Slash Cruzmaltino » 30 Set 2017, 13:37

"o futebol tem que voltar a ser como antigamente"

Nego ainda reclama do Eurico pqp
MARTIN/Jordi/J. Pedro
BRENO - A. MARTINS/R. Marques/Paulão/Jomar/Graça
GILBERTO - RAMON/Madson - Henrique/Alan
WELLINGTON - B. PAULISTA/Andrey/Jean/Cosendey
VITAL/Wagner/Evander
PAULINHO - PV/Pikachu/Manga/Guilherme/Caio/Escudero
LF/Ríos/Thalles

Daniel
Juvenil
Juvenil

Mensagem por Daniel » 30 Set 2017, 13:44

Mata-Mata ainda estaríamos disputando o título.

Pontos corridos o Vasco já sabe que o objetivo é fugir do Z4 antes de começar o campeonato.
Imagem

Fernando Henrique
Júnior
Júnior

Mensagem por Fernando Henrique » 30 Set 2017, 14:00

Daniel escreveu:
30 Set 2017, 13:44
Mata-Mata ainda estaríamos disputando o título.

Pontos corridos o Vasco já sabe que o objetivo é fugir do Z4 antes de começar o campeonato.
Tá bom, conta outra. Seja mata-mata ou pontos corridos, o Vasco com esse elenco, nunca conseguiria conquistar o campeonato.
O DIA EM QUE EDMUNDO...
Imagem
...ABRIU O MAR VERMELHO.

Voltar para “Papo de Arquibancada”