ATLETISMO

Comente sobre os Esportes Amadores: Remo, Basquete, Natação, Tênis, Futsal, Vôlei de Praia, Karatê, Etc ...
Pck
Grande Benemérito
Grande Benemérito
Mensagens: 3222
Registrado em: 09 Jan 2016, 17:03
Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES

ATLETISMO

Mensagem por Pck » 24 Jan 2017, 09:01

HISTÓRIA
No atletismo és um bravo...


Assim como no Futebol a história no Atletismo se repete! O Vasco foi o primeiro clube, a aceitar negros, e no atletismo não podia ser diferente, fruto do amor as causas atléticas, o Vasco abria os portões para qualquer tipo de jovem adentrarem o seu Estádio, fosse negro ou branco. Com isso resultou-se em valiosos benefícios.

O Club de Regatas Vasco da Gama, inaugurado em 21 de agosto de 1898, nasceu sobretudo dessa soma de fatores, o ESPORTE ao alcance do TRABALHADOR humilde, abrindo um leque de oportunidades para todos os jovens que queriam praticar o esporte! O MAR está para TODOS! Dessa forma o atletismo nasceu para VENCER!!

[imgsize]https://vasco.s3.amazonaws.com/upload/e ... 34_910.jpg[/imgsize]


Em 1933, com a renovação da comissão técnica venceu o Estadual de Infantil e nos anos seguintes, 1934 e 1935. No Campeonato máximo da Cidade fez um rosário de vitórias com NOVE TÍTULOS nos anos de 1934, 1935, 1938, 1942, 1943, 1944, 1945, 1946, 1947 e Vice em 1948.

Vários outros títulos foram conquistados consecutivamente, nas diversas categorias de: Júnior, Novos, Novíssimos, Aspirante, Aberto, Corrida de fundo, Cross Country, Pentatlo e Decatlo. Além de ser o fundador no então Distrito Federal.

Em seu Estádio de atletismo, o Vasco realizava periodicamente várias competições, daí surgiu José Bento de Assis, comparado na época com o rei olímpico Jesse Owens , admirado pelos norte americanos. Foi também com esse abraço amplo que apareceu José Telles da Conceição, igualmente a José Bento de Assis, atletas extraordinários.

[imgsize]https://vasco.s3.amazonaws.com/upload/e ... 40_922.jpg[/imgsize]


Aí, é só relacionar: Wilson Gomes Carneiro, recordista continental dos 400mc/b, atletá olímpico que arrebatou corações com seu insuperável estilo e elegância. Adhemar Ferreira da Silva,esse, e o que dizer dele! Vestiu a camisa branca, preta e vermelha para o seu feito de BI CAMPEÃO MUNDIAL no SALTO TRIPLO.

Mário do Nascimento, Luis Caetano Fernandes, Alcides Dambrois, Walter Arnaldo Kupper, Elcio Bulck, Rômulo Ferreira Gomes, Dirce Couto da Silva, Aída dos Santos , Laura Eunice das chagas, Ary Façanha de Sá, João Alves dos Santos Filho(Ceará) Mario Alvim, Geraldo da Luz, Daniel Augusto Barbosa, João Correa da Costa, Edgar Augusto dos Santos, Antonio Dâmasco, José Xavier de Almeida, Athi Sobral Santiago, Aroldo Pereira da Silva, Manoel Mendes e tantos outros.

Mais tarde com a situação financeira do País, o Vasco sofreu modificações na Divisão de Atletismo, perdendo vários atletas para outros clubes do País. Meados dos anos 60 o Vasco tenta se organizar contratando a dupla Fernando de Almeida Rezende e Érica Lopes, a Gazela Negra, para serem os técnicos da divisão de atletismo. Nada fácil o reinicio ! Foi um trabalho às portas dos quartéis, escolas e academias militares. Nasce uma nova geração de jovens imbuídos no perfil atlético do Clube, que paralelamente com a mesma ideia fizeram do Vasco uma trajetória de vitórias.

Solange da Silva Chagas, Valdéa Maria Chagas, Elisa Rosa de Barros, Ivete Pereira Barbosa, Jorge do Nascimento Matias, João Pedro Francisco, Rui da Silva, Delmo da Silva, Jorge Lourenço, jorge Domingos, Isaura Maria de Fátima e Silva, Jacira dos Santos, Sonia Maria da Silva Chagas, João Batista, Maurício da Silva, Jorge de Paula, Helium da Silva, Ivanildo de Souza Pinto, Rosemere Prado, Rosângela Araújo, Rosangela Costa, Sandra Peres, Sandra Costa e tantos outros. Essa geração foi por muito tempo imbatível!

Anos seguintes, muitas conquistas. O esporte estava em alta, em 1970, o Vasco foi CAMPEÃO DE TERRA E MAR, e vários esportes amadores. Em 1975, o Vasco entrou em déficit de suas equipes, sai a dupla Fernando e Érica e entra Waldemar Montezano e Waldomiro Monteiro. A comercialização se expandia e as dificuldades para manter as equipes tornavam-se cada vez mais complicadas.Com um passado de glória e cheio de conquistas, continuaram a surgir atletas talentosos como: Jorge Arcanjo, Djalma Silva, Fabio Wlademir da Silva e tantos outros. Mais tarde, os técnicos visando melhorar as suas situações financeiras aceitaram convites de outros Clubes.

[imgsize]http://media-cdn.incondicionais.com.br/ ... 47119.jpeg[/imgsize]


E foi na gestão do saudoso Vice Presidente Antonio Augusto Cunha, uma pessoa incansável na luta pelo interesse e seguimento para a melhoria da Divisão de Atletismo. Foi no fim de 1978, inicio de 1979, que convidou a recém formada em Educação Física, Solange Chagas do Valle, para dirigir o Atletismo Vascaíno. Ela por sua vez indicou dois profissionais, Carlos Alberto de Azevedo Cavalheiro e Francisco Manoel de Carvalho. Feito o planejamento, realizou-se um grande Festival de Atletismo em São Januário com crianças da redondeza e escolas de todos os Bairros de São Cristovão, Benfica e Tijuca. Participaram cerca de 2000 crianças, na faixa etária de 11 a 16 anos, e o Evento aconteceu com a ajuda de estagiários da UERJ e UGF. De posse dos resultados da triagem, rumo ao trabalho! E a cada dia de treinamento era surpreendente a desenvoltura dos atletas selecionados.

No primeiro ano de competição, o Vasco venceu a poderosa Gama Filho no Estadual de Infantil. O Vasco tinha um elenco de atletas sensacionais: Marcia Regina Azevedo Garcia a primeira mulher a competir no Intercontinental no México, na prova de 400c/b, Marcia Maria dos Santos Martins 3º colocada no Mundial na França Estudantil série B,Vânia Maria Ferreira da Silva, Nara Custódio das Neves, Rosita Coelho, única atleta do Rio no Mundial adulto em Sttutgart- Alemanha , Maria Inês dos Santos, Teresa Cristina Xavier, Márcia Maximo Torres, Maria Inês Simões, Ivanete Oscar dos Santos, Jacilene Pereira da Silva, Marcelo Brivilate da Silva, dentre outros, todos esses atletas fizeram história no Rio de Janeiro quebrando recordes durante muito tempo. Em 1986 com a saída dos Professores Carlos Alberto e Francisco de Carvalho, a Professora Solange Chagas do Valle ficou sozinha, e a PIRA teve que se manter acesa!

Aí surgiram uma gama de talentosos atletas: Marcelo Augusto de Miranda, campeão sul americano de Salto em altura Kátia Cilene Teixeira da Silva- campeã Pan americana de heptatlo, Shilei Abreu Moreira de Barros, campeã sul americana, e foi ao Campeonato Pan americano nas Bahamas, Bruno Campos Reis, campeão e recordista do hexatlo, Tatiane de Souza Januario campeã e recordista do salto em altura, Fernanda Nascimento Abreu, recordista estadual dos 300c/b Renata Cristina da Silva Brito recordista sul americana 300c/b, Patricia Luciana Pereira de Souza Campeã e recordista dos 100c/b e salto em altura, Daniela Chagas do Valle campeã e recordista do tetratlo, campeã estadual adulto do heptatlo, Samantha Cristina Pereira de Souza campeã sul americana do salto em distancia.Alexandre Luis Ferreira Reis- campeão estadual dos 400c/b, Silvania Conceição Oliveira campeã nos 200 e 400m rasos, Neuza Aparecida do Amaral-campeã no salto em altura e 100c/b, Geisa Aparecida Coutinho Muniz campeã sul americana dos 400m rasos, Edielson Tenório , campeão dos 400m rasos, Odneia Luiza de Menezes-400c/b.

[imgsize]https://vasco.s3.amazonaws.com/upload/e ... 18_416.jpg[/imgsize]


Em 1998/1999 Surgiu, uma leva de atletas talentosos: Emmily da Silva pinheiro, Raquel Martins Camillo da Costa, Isabel Cristina Feliciano da Silva, Evelyn Carolina de Oliveira dos Santos, Fernanda dos Santos Tavares, Vanessa Silva Drumond, Rodrigo da Silva Pereira, Thiago de Jesus Salles, dentre outros. Em 1999/2000, com a implantação do Projeto Olímpico do Vasco, vestiram a camisa, vários atletas renomados. São eles: Flávio de Oliveira Godoy, Fernando Cantarino, Robson Caetano da Silva, Maureen Higa Maggi. André Dominguos da Silva, Euzinete Maria Reis, Lucimar Aparecida de Moura, Vicente Lenilson, Ivan Bertelli, Rosemar Maria Coelho Neto, Alexandra Rodrigues Borges Amaro, José Luis Barbosa, Sanderlei Claro Parrela, Anderson Jorge Oliveira dos Santos,Célia Regina Ferreira dos Santos, Hudson Santos de souza, Ronaldo da Costa, Elenilson Silva, Edson Luciano Ribeiro, Claudinei Quirino da Silva, Claudio roberto Souza,Basílio Emídio de Morais Júnior, Geraldo Marahão Júnior , Everson da Silva Teixeira,Osmar Barbosa dos Santos, Marcio wandre Morais de Oliveira, Andre Luis Ramos,Delmir Alves dos Santos, Marcio Simão de Souza, Walmes Rangel de Souza, João luis Do Rosário, Joilton Santos Bonfim, Jão Carlos dos Santos,JoãoCarlos Soares Martins, Flávio augusto de Souza, Edemar Alves dos Santos, Marcos dos Santos,Jair Roberto Carmo Teotônio, João Joaquim dos Santos,Edson Miguel, Gilmar da Silva Santos,Paulo Cesar Poersch, Luciana Alves dos Santos,Maria Magnolia Souza Figueiredo, Claudete Alves de Pina, Chistiane Ritz dos Santos,Luciana França, Marlene Moreira da Silva, Selma Candido dos Reis, Márcia Narloch,Gilvaneide Santos Oliveira,Marise Cristina de Castro Silva, Valquiria Silva Santos,Nailze Pereira de Azevedo Pazin, Gianetti Oliveira Sena Bonfim, Maria Leidy Morais de Oliveira,Thaís Aparecida de Andrade,Renata Cristina Silva Oliveira, Maria Inêz Pacheco,Sueli Pereira dos Santos,Alice Fernandes Dias da Cruz, Elizete Marques da Silva, Katiusca Moreira Venâncio, dentre outros.

Esta é a nossa história do atletismo, e para registrar a cada safra, aparecem sempre atletas talentosos, ficando no clube ou mesmo migrando para outros.

[imgsize]https://vasco.s3.amazonaws.com/upload/e ... 24_565.jpg[/imgsize]


ATLETISMO
Comissão Técnica


Vice-Presidente: Francisco Vilanova

Coordenadora Técnica: Solange Chagas do Valle

Técnicos: Alexandre Luis dos S. Reis e Wellington Simas Chagas

Preparador Físico: João Marcos Branjão

Assistente Administrativo: Angela Maria de Freitas

Auxiliares: Antonio Luiz dos Santos e Waldinei Francisco

Fonte: Site Oficial
O Caçador de Bot.

Pck
Grande Benemérito
Grande Benemérito
Mensagens: 3222
Registrado em: 09 Jan 2016, 17:03
Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES

Re: ATLETISMO

Mensagem por Pck » 20 Fev 2017, 14:48

Atletismo: Emelly Nicole fica em 2º no geral e vascaínos conquistam 2 pódios triplos na Corrida Paquetá Vip

[imgsize]http://www.netvasco.com.br/news/noticia ... -_mini.jpg[/imgsize]


A corredora vascaína Emelly Nicole Matias ficou na 2ª colocação geral feminina na Corrida Paquetá Vip Pré-Carnaval 2017, realizada no último domingo (19/02) na Ilha de Paquetá. O percurso consistiu de uma volta completa pela ilha, pela orla, num total de 6,3km. Os atletas do Vasco também brilharam nas premiações por faixa etária, conquistando pódios triplos (1º, 2º e 3º lugares) tanto no masculino sub-17 quanto no feminino sub-16.

Fonte: NETVASCO (texto), Reprodução Internet (fotos)
O Caçador de Bot.


Voltar para “Esportes Amadores”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante